domingo

"Sem maioria absoluta é muito difícil fazer reformas" , in DN

Sócrates não faz "chantagem política" com os portugueses para arrecadar a maioria absoluta para governar. Faz bem em não a pedir, assim será a forma mais expedita de a obter. Aquilo que se pede à força por regra não se obtém. Mas o povo português, mormente nos períodos de elevada turbulência económica e financeira, sabe para que lado sopra o vento e optará por não fazer o "xi-xi" contra ele, sob pena de ficar...
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Na situação em que nós estamos, o País precisa de um Governo que tenha a capacidade para conduzir as mudanças e as reformas e que seja capaz de conduzir uma política que sobreponha o interesse geral ao interesse das corporações que muitas vezes dominam os aspectos sectoriais da nossa política.

Sem maioria isso não é possível?

Obs: Digamos que nas actuais condições sociais e económicas por que o mundo, a Europa e o país estão a atravessar, condições essas que tenderão a agravar-se no próximo ano, não dispôr da maioria absoluta para governar - é como ter a carcaça de um Ferrari estacionado à porta sem motor. Ora, Portugal precisa de se modernizar, e são as reformas que viabilizam essa modernização. Alguém está a ver Ferreira leite na Europa - a levar beijinhos do excêntrico Sarkosy - a negociar fundos de coesão ou na ONU a fazer um discurso sobre direitos humanos!? Eu não estou. Pois a srª que se diz expert em economia nem de Economia sabe, como poderá ela dar contributos na esfera política.