sábado

Notas da República possível

Há dias o Prós & Contras - que tem muita fama e mui pouca qualidade, desde logo pela moderadora que intervém mais do que modera - cortando imensas vezes o fio do raciocínio aos convidados (quando o têm), arrumou em estúdio a banca mais importante do País. Hoje é essa mesma banca (CGD, Santander/Totta, Bes, BCP e BPI) que recorre aos chamados fundos soberanos para se financiar entre si e aos depositantes. A história é, de facto, curiosa. O Estado que estava em crise, que não tinha Segurança Social, Saúde, Educação - é hoje o mesmíssimo Estado que tem de prover recursos à melhor banca para que esta não entre em colapso - arrastando com isso piores consequências sociais e económicas. Será caso para dizer que Ricardo Salgado Espírito Santo, Fernando Ulriche, Farinha de Oliveira, Carlos Santos e tutti quanti têm agora d´ir alí à sopa dos pobres do Estadão papar o croquete de pedra para evitar que a fraqueza traga males maiores ao burgo. Bem-dito Estado. Amén.
Este polícia deveria ser multado. Não só está em contravenção como pode gerar um acidente.
Eu não sou um traidor, diz Freitas dele próprio. Pergunto-me o que levará um homem com o cv do grande Freitas, quase a bater nos 70 anos - ter de o afirmar em directo numa entrevista na tv do Estado, ainda por cima a uma jornalista simpatizante do PCP!? É óbvio que Freitas não é nenhum traidor, é apenas um magnífico administrativista que deu cabo do coração a Marcello Caetano - no exílio no Brasil - e defende que o CDS seja, de facto, um partido do Centro. O que implica que a bolinha, consoante as conjunturas e os interesses em presença, alinhe ora com o PSD ora com o PS. É tão simples quanto isto. Agora é o tempo do PS. Diga-se, portanto, a Paulinho Portas o que tem de fazer...
Qual é, então, a grande diferença entre Freitas e Portas? É que Freitas é um tipo sério e honesto, alguém que assume a verdade e dí-la publicamente. Portas é um actor, um mau actor, pois até uma srª idosa num Lar de 3ª Idade - já quase cega, surda e muda - percebe isso. No outro dia uma delas demonstrou-o, por gestos.
Vasco Pulido Valente foi ontem à tvi chamar burra à Manela Ferreira leite. Tem razão. Mas excusava de o afirmar, o país já sabia, apesar de tolerante. De facto, a srª não tem nenhuma vocação para a política. Pergunto-me o que cavaco viu nela (!?). Teria sido a reminiscência de alguma paixoneta de antanho... Vasco chamou burra à srª, e eu ainda pensei que ele, da 2ª vez, estava a referir-se à jornalista que o entrevistou.
Alguém me sabe dizer quem é esta srª... De três em três meses a minha tv está programada para ligar à tvi. Ontem foi dia, e dou de caras com esta cara. O que lhe terá sucedido!?, meu deus... Será que Vasco sabe... A diferença entre este canal e os demais é, creio, o seguinte: nos demais canais os telespectadores riem e choram das notícias do país e do mundo, na tvi isso ocorre ao ver a jornalista-pivot que eu pensava já há muito estaria aposentada (compulsivamente). De facto, ando muito desactualizado.