sábado

Morreu o actor Paul Newman

D.R.
Paul Newman foi, durante mais de 60 anos, uma das mais emblemáticas figuras de Hollywood
Uma das maiores estrelas de Hollywood, in CM
Morreu o actor Paul Newman
O conceituado actor e realizador Paul Newman faleceu aos 83 anos de idade, vítima de cancro nos pulmões, anunciou este sábado fonte próxima daquela que foi uma das maiores figuras de Hollywood.
(...)
Nascido a 26 de Janeiro de 1925 em Clevand, no Estado norte-americano de Ohio, Paul Newman foi uma das maiores estrelas da sétima arte, tendo participado em mais de 60 filmes. ‘Gato em Telhado de Zinco Quente’, ‘O Mercador de Almas', ‘Butch Cassidy and the Sundance Kid’ e 'A Vida é um Jogo' são alguns dos títulos que figuram na extensa lista.
Em 2002, Paul Newman fez a sua última aparição cinematográfica no filme ‘Estrada para a Perdição’, onde contracenou com Tom Hanks e foi dirigido por Sam Mendes. Só a sua voz se voltou a ouvir nas salas de cinema, no filme animado ‘Carros’, de 2006, no qual dobrou a personagem Doc Hudson.
O actor 'dos mais belos olhos azuis do cinema' anunciou a sua retirada no final de 2007, após 56 anos de carreira, poucos meses antes de ter revelado a sua doença.
Nomeado nove vezes para um Óscar, o lendário actor conquistou o tão ambicionado galardão na categoria de melhor actor com o filme ‘A Cor do Dinheiro’, em 1986. Newman foi ainda distinguido com um Óscar honorário pela sua carreira, em 1985, e o Prémio Humanitário ‘Jean Hersholt’, em 1994.
Obs: Paul Newman foi um exemplo para todos nós: como actor e como homem, sabendo inspirar actores doutras gerações - que com ele contracenaram. Caíu de pé. Que descanse em paz.