terça-feira

Furto rende 1 milhão de euros em jóias e ouro em Alvalade, Lisboa

O furto deu-se hoje numa rua de Alvalade, em Lisboa
Um assalto através do método de “carjacking” resultou em um milhão de euros em jóias e ouro. O furto deu-se hoje numa rua de Alvalade, em Lisboa, por volta das 13h00.
A vítima foi um empresário que conduzia uma carrinha Mercedes. O empresário foi abordado por um assaltante que ameaçou com uma arma de fogo e que o obrigou a abandonar a viatura, explicou fonte policial.
O assaltante pôs-se em fuga com as jóias e o ouro que o empresário se preparava para levar para uma exposição do Porto. As jóias iam para exposição na "Portojoia", um evento para profissionais do sector que começa quarta-feira na Exponor, Matosinhos, revelou fonte próxima da vítima.
Segundo a mesma fonte, a firma do empresário (Brijoia) já tem reservado um local no pavilhão de exposições da Exponor, mas, face ao sucedido, ainda não decidiu se irá comparecer pessoalmente no certame.
A investigação está a cargo da Polícia Judiciária, que começou por ouvir o relato da vítima do assalto.
Obs: À priori, e uma vez que o objecto do furto estava segurado, pergunte-se ao Santo António, na Praça de Alvalade - que já assistiu a muita coisa no último meio século, se desconfia de alguma coisa...
Relativamente, à configuração do crime diria o seguinte: o empresário sai de casa, e logo ao dobrar do portão da vivenda tem os bandidos à espera, que o assaltam.
Desse assalto resulta um pequeno euromilhões - que não tem, nem de perto nem de longe, os riscos, a planificação, a expertise, os meios exigidos ao assalto à carrinha de valores em Aljultrel, a caminho do Allgarve - onde iria abastecer as caixas ATM.
Qualquer dia temos os bandidos a irem à nossa caminha servirem-nos torradas com café com leite e suminhos de laranja a troco da chave do bólide e duma voltinha na empregada, se ela for do leste e interessante...
Eles sabem tudo, alguns deles até são nossos "amigos ou conhecidos", com a particularidade de desconhecermos essa relação. Por este andar, ainda nos arriscamos a que entrem pelo WC para nos co-adjuvar na higiéne pessoal.
Com tanto ouro e jóia roubada desconfio que agora é que Lisboa vai andar engalanada, de fio d´ouro ao peito e broche na lapela. Como pirilampos mágicos...
... A reluzir por cada rua, viela e avenida da Capital, antecipando as luzinhas do Natal já em gestação...
Pergunte-se aos assaltantes se já chegaram a Antuérpia ou se se ficam pelo Porto e arredores...