segunda-feira

Marcelo quer ir a Primeiro-Ministro... É uma questão de coerência intelectual

EU É QUE SOU O PRIMEIRO-MINISTRO..., JÁ QUE NÃO POSSO SER O "PRESIDIENTE"...

Eis a frase que o doutor Marcelo deverá dizer "n" vezes para os seus botões. Cavaco ainda está em Belém, muito provavelmente fará um 2º mandato, como Soares e Sampaio, e Marcelo não quererá continuar por muito mais tempo atrás do televisor fazendo futurologia política que depois nunca se concretiza. Marcelo acha que vale (politicamente) mais do Meneses e Santana juntos, o que também não é difícil, e, doravante, para ser coerente com o que vem defendendo nas suas análises - que têm, aliás, perdido audiência.

Por extensão, também entende que vale mais do que o engº Sócrates, razão por que é bem capaz de se perfilar na liderança do PSD para disputar contra Socas as eleições legislativas em 2009. Tanto mais que agora até tem uma sondagem de suporte a essa intenção, e as próprias bases do psd também não hesitariam em preterir Meneses para se montarem nas cavalitas do professor - nem que fosse para voltar a perder as eleições, em que Marcelo é também um grande especialista, além do comentário.

Mas o problema que Marcelo irá colocar nem é tanto ele próprio (e os seus anticorpos), mas a inevitável coligação que terá de fazer com Paulinho Portas (pois não se está a ver Marcelo coligar-se com Louçã ou Jerónimo!!!) - numa espécie de reedição da AD-2 ainda mais artificial do que a aliança feita com o cds há uma década, e que acabou com a vida política de Marcelo no psd quando se chegou ao fim desse artificial acordo feito de forma top-down - sem nenhuma legitimidade das bases do partido.

Pela minha parte, e apesar de Marcelo em Março último ter excluído essa possibilidade, ele quer, de facto, concorrer já em 2009 contra Sócrates, e vai queimando em lume brando Meneses para que esse resultado produza circunstâncias que o permitam.

Volvidos 6 meses de liderança, Meneses não descola nas intenções de voto, antes dá de si uma imagem estafada e sem alternativa ao PS e até perde para Louçã, Jerónimo ou Portas na esgrima da oposição. Recorde-se, para agravar a situação, o facto de Meneses não ser deputado, o que também dificulta essa visibilidade pública a cargo de Santana que, consabidamente, anda a "apanhar bonés" desde que foi escolhido para o cargo de presidente do grupo parlamentar do psd - na sequência da negociata feita de compra de votos entre ele e Meneses para demoverem Marques Mendes da anterior liderança do partido da Lapa.

Cabe, portanto, a Marcelo afirmar-se, sair da sombra em que as suas análises há muito se transformaram e que vá, de facto, a eleições contra Sócrates em 2009, nem que seja para perceber, once again, que de pouco valem os mergulhos no Tejo, as braçadas no mar do Guincho (que o privam de almoçar) ou os comentários a Flor Pedroso - ainda que tudo pese para abalar e espartilhar ainda mais o actual psd de Gaia - que vive em paz podre permanente.

Caberá, pois, a Marcelo sair da penumbra analítica, deixar o seu papel de conselheiro de Estado - donde envia recados para Belém através dos seus comentários televisivos, como se fosse um médico a prescrever, alternadamente, Lexotans e Viagras a Cavaco nesta República do impensável em que Portugal há muito se transformou.

Temos, portanto, Marcelo em 2009. A grande questão que aqui se coloca é saber que número de ilusionismo o professor de Direito Constitucional intentará para fazer desaparecer Meneses sem o "matar". Até porque Meneses, secundado por Ribau, já disse que "nem à bomba" sairia da liderança do PSD.

Enfim, mais um berbicacho para Marcelo..., prisioneiro que está da sua circunstância mais a do partido a que pertence.

E se somarmos estas circunstâncias à globalidade dos seus comentários, perceber-se-á que, apesar de Marcelo nunca ter governado, é ele que se encontra dentro de um colete-de-forças...