sábado

O dr. Seara, Lisboa e o Benfica. E o dr. Rui Rio e o Mourinho...

O dr. Seara era do cds mas percebeu que só chegaria ao Executivo de uma autarquia se se encostasse ao psd, foi o que fez. Ainda hoje grande parte dos sintrenses estão para saber como é que esse "paraquedismo político" funcionou em Sintra preterindo João Soares, já com experiência autárquica e com obra feita nesse domínio na Capital.
Mas antes de equacionar esse cálculo, outro esteve subjacente no calculismo global do dr. Fernando Roboredo: apoiar-se na muleta do que o Benfica representa através da sua massa associativa e dos votinhos que advêem dessa colagem tão cínica quanto perversa que junta o pior da política com o pior do futebol numa publicidadesinha angustiante. De resto, e salvo melhor opinião, aqueles programas de análise desportiva - onde colabora - reflectem bem os conhecimentos expendidos, mais parecem aqueles porta-vozes dos partidos políticos que repetem ipsis verbis a vox do dono, neste caso aquilo que as respectivas massas associativas desejam ouvir. É deprimente...
Talvez não seja por acaso - que alguns desses "players da futebolítica", meteóricamente promovidos a "treinadores de bancada" - sejam conhecidos pelo nome de "tretas", sintoma de que algo vai mal na política, no futebol e nas estranhas relações que por vezes se estabelecem entre esses poderes no sistema.
Para o ano teremos eleições autárquicas, e do dr. Meneses, líder dum partido em permanente paz podre, já referiu que o dr. Seara será a melhor opção para derrotar António Costa na capital. Sim, porque no dr. Santana lopes já ninguém acredita, nem o dr. Meneses - com quem partilha a liderança bicéfala de um psd em que ninguém crê, nem do dr. Seara - salvo para beneficiar do apoiosinho à sua candidatura a Lisboa, após deixar os sintrenses pendurados e a massa associativa do Benfica a postos para dar o seu contributosinho logístico - não vá o aparelho do psd nessas eleições ficar desmotivado ou ir para a praia.
Desta feita, Seara em Lisboa será um remake, v.q., o ano passado o seu nome foi avançado, juntamente com o de Ferreira Leite - mas como ambos rejeitaram por saber antecipadamente que perderiam, tiveram de chamar o dr. Fernando Negrão, o "super-polícia" de serviço - que não passou duma cunha pronta a ser sacrificada, qual bode expiatório. Tanto mais que o psd teve de partilhar o seu já difuso eleitorado com o prof. Carmona - que espartilhou ainda mais o então partido de Marques Mendes - que perdeu a autoridade dentro do partido por "não ter segurado" Lisboa - que migrou para o PS. Enfim, um enredo tão problemático quanto complexo - ante o deserto de ideias, de quadros e de projectos no partido da Lapa.
Sendo certo, que um dos grandes responsáveis desse deserto (não é Mário Lino) mas Cavaco - por ter secado a emergência de novos quadros nas décadas de 80 e 90 do século passado - enquanto foi PM e que hoje não existem.
Portanto, os dados estão lançados: teremos Sintra mais livre (porque liberta da inexperiência e do experimentalismo do dr. Seara) e a Capital terá, doravante, de abrir as suas ruas, avenidas, praças e pracetas para o dr. seara e a massa associativa do Benfica passarem em ambiente de bandeiras triunfais... Nem que seja no lançamento de uma nova campanha de marketing com vista à angariação de novos sócios - para dar alento ao Benfica. Se assim for, seara fará aquilo que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não consegue..
O problema é que, também aqui, o Benfica é um grande club, com milhares de sócios mas já não ganha um título há muito...
Veremos se não dá um vaipe a Rui Rio - que farto do Norte e das tropelias do Pinto da Costa e dos feudos que este apoia na penumbra contra o autarca - resolva descer à capital e dar um ar da sua graça. Não para demover António Costa da capital, mas para baralhar Meneses, relativisar o papel futebolítico de roboredo Seara e marcar posição para, no seio da futura liderança do psd, dizer às tropas que podem contar ele.
Nesse caso, Meneses (como santana) não passará de um interregno e duma nota de pé-de-página entre Marques Mendes e Rui Rio na futura liderança do psd.
A alternativa a este quadro poderá passar pelo seguinte cenário: o dr. Roboredo reconhecerá, pela 2ª vez, que não tem hipótese de ganhar contra António Costa e retira a sua candidatura para ficar sentadinho no aconchego queirosiano de Sintra (pelo menos não fica politicamente desempregado, se outro não lhe arrebatar o lugar); e Meneses, desesperado, avança com o nome de Mourinho para Lisboa..., quiça na vã esperança de converter o Terreiro do Paço num imenso estádio de futebol - ópio do povo para meter as multidões em fúria - como quem dá pão e circo à plebe para a manter animada e divertida na cidade.
Sem querer ser fatalista, com este psd tudo é possível. Até Meneses regressar à pediatria donde, aliás, nunca deveria ter saído. Dizem até que foi um bom médico!!!
Eu é que já não acredito em nada!!! E nos estádios de futebol também não me apanham.
PS: Esta pequena reflexão esteve para assumir outro título: "as tretas do mundo da futebolítica em Portugal".
PS1: Dezenas de pessoas que moram na linha de Sintra sublinham que um dos "castigos" que deveria ser imputado ao actual autarca de Sintra seria percorrer, como fazem centenas de milhar de pessoas diáriamente, os 20 Klm que distam Sintra-Lisboa em horas de ponta demorando, para o efeito, as crónicas 2h. de viagem. Fazê-lo todos os dias, duas vezes por dia.