sábado

Reino Unido: Ataque em Glasgow ligado a atentados de Londres - ACTUALIZADA

Reino Unido: Ataque em Glasgow ligado a atentados de Londres - 22:27 sábado, 30 JUN 07 O ataque perpetrado hoje no aeroporto de Glasgow está relacionado com os dois atentados com carros armadilhados frustrados sexta-feira pela polícia de Londres, anunciou a polícia escocesa.
Segundo um porta-voz das forças de segurança, Willie Rae, um dos homens envolvidos no ataque de Glasgow, internado em estado crítico com «queimaduras graves», tinha «um engenho suspeito» no corpo, o que obrigou à evacuação de uma ala do hospital.
O outro suspeito está sob custódia policial e já foi interrogado, segundo a mesma fonte.
«Encontramos evidentes semelhanças» entre o ataque de hoje e os incidentes de sexta-feira em Londres, disse o porta-voz, acrescentando que o caso está a ser tratado como um ataque terrorista.
O incidente, em que um jipe em chamas com dois homens a bordo aparentemente se lançou contra o principal terminal do aeroporto, não terá provocado vítimas mas obrigou ao cancelamento de todos os voos com partida ou chegada a este aeroporto.
Outros aeroportos - Edimburgo e Newcastle - foram colocados em estado de alerta e a polícia está a impedir o acesso de qualquer veículo.
Também, devido aos acontecimentos em Glasgow, a polícia anunciou entretanto o encerramento do aeroporto de Liverpool, no noroeste de Inglaterra.
«Foi tomada a decisão de encerrar o aeroporto até novas ordens. Vamos proceder a revisões constantes desta decisão», disse um porta-voz da polícia da região, recusando avançar as razões específicas que determinaram o encerramento.
Os acontecimentos das últimas 48 horas levaram o governo britânico a elevar o nível de alerta terrorista para o máximo, para o nível «crítico», a que corresponde uma situação de ataque terrorista iminente.
Obs: Em Portugal também houve uma transição de poder de tipo monárquica (do traidor Zé Barroso para o impreparado SLopes), e apesar de Portugal ser uma República... - e não houve nenhum atentado terrrorista. No RU, pelos vistos, alguns radicais não gostavam de Tony Blair mas parece que ainda gostam menos de G. "Castanho", embora a natureza do terrorismo seja irracional e pretenda provocar a maior consternação psicológica possível na sequência de vítimas inocentes que possam fazer na sequência desses atentados.