terça-feira

As fantochadas das autárquicas de Lisboa: loucos à solta em Capital - via IC19 -

O tempo (e a dilatação dos corpos) segundo Helena Roseta...
Helena Roseta tem alguma razão quando denuncia os prazos legais para a realização das eleições intercalares em Lisboa, desde logo porque penalizam os independentes, apesar de Carmona, Fontão e compª não se terem queixado. Mas o que é mais curioso é que Roseta havia preparado tudo ao cagajésimo de segundo: escreve ao Socas, entrega o cartão, arranja sede de campanha, recolhe assinaturas e..., saí-lhe uma girafa atravessada na estrada: António Costa, eis o momento da angústia da Helena.
Eu também desejaria planificar a minha vida assim, com tanta geometria e previsibilidade, no final Roseta ainda fica como vereadora da CML, e merece. Talvez a sua 1ª medida como vereadora seja alterar a convenção do tempo de molde a dilatá-lo mais, a ponto de redefinir as próprias leis da física einsteiniana e o modo como os relógios funcionam. Quem sabe assim as partículas individuais electricamente carregadas de ecofundamentalismo paisagístico e de magnetismo sejam afectados pelo novo movimento dos Independentes em Lisboa.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Seara a pensar, e como ele dramatiza com aqueles olhinhos de choro. Sintra inteira comove-se e as empenas dos edifícios históricos contorcem-se.. Há já quem diga que é das altas temperaturas que iremos experimentar este Verão, antecipado em Sintra. Quem não o conheça que o... O problema do Seara, e já em 1986 os seus alunos comentavam isso, era de egocentrismo puro. Com a idade ficou pior. Alguém lhe deverá lembrar que a IC19 ainda é um cancro para milhares de pessoas que demoram quase 2h. para percorrer 20 kil. O mesmo tempo de Lisboa a Viseu, sua terra.

Fernando Seara deverá dar hoje uma resposta ao líder do PSD, Marques Mendes, sobre o convite para concorrer às eleições intercalares de Lisboa. Mas, entre sociais-democratas, a voz corrente é a de que o presidente da Câmara Municipal de Sintra pode dizer que não aceita. Motivo? António Costa é o mais provável candidato socialista e Seara não terá a certeza de que pode vencer, mesmo que seja o melhor colocado numa sondagem encomendada pelos sociais-democratas. [..]

Obs:

Como se vê, Seara só aposta no cavalo se lhe garantirem previamente que o cavalo é ganhador, doutro modo ele deixa-se estar na sua coutada de Sintra, pois mais vale um pássaro na mão do que... Seara se fosse atleta seria adepto das drogas, dopar-se-ía, pois só se apresentaria em prova dopado para ganhar, claro está! Eis a dimensão democrática do autarca.

Se Seara disser que não é mais uma dor de cabeça para o Ganda nóia, que terá de pegar no tm e estar mais 3h a tentar convencer a Manela Ferreira leite; se esta lhe der tampa, porque esta senhora sempre foi uma farsa política, até dizem que ela é uma grande especialista em finanças quando ela do que sabe é de merceeria política - obrigando o Sampaio a dizer que havia mais vida para além do orçamento, lá terá Mendes de meter uma cunha ao Paulo Teixeira da Cunha para convencer a esposa. Só que como este anda a toque de Lexotans por causa da Opa falhada ao BPI, resta a Mendes bater com o nariz na porta, porque a Paula Teixeira da Cunha só vai a jogo quando a situação não for de desgaste e de desvantagem antecipada para o PSD.

Portanto, como se vê, esta troika de notáveis é toda muito altruista, solidária e fraterna, mas primeiro pensam neles e no seu futuro político, depois pensam neles e só depois então pensam se ganham ou não. Da cidade, dos munícipes nem um chavo. O costume..

Será caso para dizer, e sabendo nós que Seara será literalmente humilhado em Lisboa se cair na asneira de se candidatar, que o senhor se candidate para provar o sabor da derrota. Depois então nem a esposa Judite o salvará com uma tonelada de pequenas, médias e grandes entrevistas. Apesar de aqui o "grande" ser igualmente um conceito relativo. Até dá vontade de chamar a helena Roseta para alterar a dimensão do conceito "grande" e depois vá com o Seara alí ao Martinho da Arcada apanhar uma valente bebedeira, talvez assim esqueçam mais rápidamente a sua aventura pela Capital.

Como última instância, MMendes ainda tem o emplastro do Norte e o Manel Bexiga do Funchal, mas isto é uma brincadeira que jamais teria chances de vencer. À semelhança de Seara...