Saddam sentenciado por enforcamento... Será uma boa decisão?
"Execução de Saddam confirmada. Um tribunal de recurso iraquiano confirmou ontem a sentença de morte do ex-Presidente Saddam Hussein estabelecida pelo Alto Tribunal Penal. A execução da pena capital deverá ocorrer nos próximos 30 dias, anunciou o conselheiro da Segurança Nacional do Iraque.
“O tribunal de recurso aprovou a sentença de enforcamento de Saddam Hussein”, adiantou ontem o conselheiro da Segurança nacional." (...)
*****************************************
Questionamentos macroscópicos:
Será uma boa decisão à luz do padrão civilizacional Ocidental e do estado de direito e dos direitos humanos? A resposta é Não. Vemos alí Saddam a concordar - dizendo também que Não. Não seria melhor uma sentença de prisão perpétua sem direito a ir passar os fins-de-semana a casa durante os Natais? E o que ganhará o Iraque no futuro próximo com esta decisão? Maior animosidade ou tranquilidade? De facto, é difícil julgar os ditadores, e talvez a melhor maneira seria dar-lhe uma injecção ou um comprimido - gastar-se-ía menos dinheiro ao erário público iraquiano. E Cuba, como reagiria um Tribunal Internacional se lançasse mão do ditador cubano que está às portas da morte? Em certos casos, determinadas pessoas nunca deveriam ter nascido... A vida é um mistério e a morte também. E a Justiça e o direito não passam de meros instrumentos burocrático-processuais que legitimam certas práticas e rotinas. A morte também é uma delas. Daqui por um mês, dizem... Que a corda não parta.
<< Home