segunda-feira

As Escolas de Marcelo e o acto falhado de Flôr Pedroso

Já aqui confessámos que Flôr Pedroso é uma mulher preparada e doce que dá prazer ver e ouvir. Até a cantar.. Tanto mais na companhia de Marcelo. Como sabemos fala pouco e só coloca questões, mas sempre que sai do molde faz notícia e acaba por dominar o programa. Como? Através dum acto falhado: exprimindo-se diferentemente do que tencionava fazer, acabou por dizer que as "relações entre Sócrates e Cavaco já duram há 7 anos"... E não 7 meses.
Foi apenas um erro de expressão que se traduziu em interversões ou confusões que muitas vezes fazem com que as pessoas digam o contrário do que efectivamente pretendem dizer. Outros fenómenos resultam de esquecimento momentâneo de uma palavra ou nome.
Noutros casos decorre de um desejo insconsciente que está recalcado e acaba por ser exteriorizado por esse lapso linguae. Mas - vá lá - foi só um lapso de seis anos e uns meses (com a legislatura ainda a meio), mas podia ser bem pior se em vez do lapso linguae Flor Pedroso ficasse momentâneamente esquecida e em vez de Marcelo o chamasse de prof. santana Lopes, ou prof. Toneca, senhor professor doutor (ainda com mestrado incompleto) Paulinho Portas, ou desembargador Anacleto Louçã, dectective Arouca, dr. Souto Moura Guimarães, ou ainda Baltasar Chitunga - ministro plenipotênciário da Barragem de Cahora Bassa - ao tempo do velhinho império, ou Quinquinhas Fonsecas Benevites, Tibúrcio ou Asdrubal, na pior das hipóteses, médico especialista em tubercúles e tuberculose Dr. Sempaio. Já nem digo Al berto João..
Imaginemos agora que Marcelo ficaria possesso e colérico e reagiria agressivamente, e como sabe artes marciais começaria por partir a cara em directo a Flôr Pedroso e depois escavacaria o estúdio dando um terrível prejuízo à RTP que teria de fazer um empréstimo ao BES para pagar os materiais de recomposição...
É por estas e por outras que sempre que o macro é convidado para ir à tv fazer show of prefere ficar em casa a ver o enlatado dos gatos fedorentos, apesar de preferir o dr. House. Satisfeitos devem ter ficado Cavaco e Socas - que ainda mal se conhecem e, afinal, já têm quase uma década de intimidades com marcelo a confirmar que, de facto, eles se dão mesmo muito bem e nutrem um pelo outro grande empatia, amor e carinho. Devem até dormir para o mesmo lado e usam a mesma marca de escova de dentes. Ainda pensei que dissesse ali que ambos usam a mesma colónia, talvez um Farenheit..e usam robes turco no Outono e pantufinhas de marca compradas nos leilões dos velhos armazéns da Almirante Reis, entre o Socorro e o Intendente.
É por isso que eu aprecio tanto o programa. Sabe-se como começa, nunca se sabe como termina... Mas o que é a vida senão uma continuidade de actos falhados. Há até quem nasça dum acto desses... Diria até que Portugal hoje representa essa metáfora decadente. Creio que só (já) lá vamos com uma boa psicoterapia dinâmica e com muitos mergulhos no mar do Guincho. No rio Tejo não, porque as autárquicas ainda vêm longe, e os pilotos dos cacilheiros dizem que o Tejo está muito poluído.
Já nem há golfinhos, só chernes, e os que vêm à tona parece que são made in Bruxels... E parece que alguns abrem muito a bocarra, outros dão só um trejeito queixal-gargantal para darem um sinal de estado marítimo que é para os navios se desviarem da sua rota, não vá haver encalhamento!!!