segunda-feira

O Pre. Cruz, outro português de excepção..

.. Pelo exemplo de abnegação e libertação revelando que a mente sobrepõe-se à matéria, o esprit à coisa e o Bairro social de Stª. Cruz - o maior da Península - também é Obra, ou não é!!! Por tudo isto o Pre. Cruz foi, na realidade do espírito, um excepcional português. Merecia uma dezena de nóbeis duma só vez. Mas como então não houve prémio à sua altura ele também nunca o recebeu. Falava directamente com Deus... O que é a sua Obra maior, tanto mais que a seguir à II Guerra Mundial nem sequer existiam telemóveis.
"O Padre Cruz já está muito velhinho. Mas a sua velhice não é ainda a "ruína" doutros anciãos da sua idade. No seu corpo decrépito arde a chama imortal da vida divina. É já uma "sombra velhinha": mas a essa sombra descansam novos, mais fatigados e envelhecidos de alma do que ele. A boca está descolorida e murcha, mas continua a sorrir. O coração já lhe bate desconcertado, mas o amor continua a ser para ele "grande e imensa ocupação".
Viveu, envelheceu, sem mudança na vida: sempre de joelhos a rezar, sempre de mãos abertas a dar. Sempre pelos caminhos... Há quantos anos?! Sempre pelas cadeias e hospitais... Há quantos anos?
Já o Senhor levou quase todos os que o viram começar; e, os que vieram depois, achamnatural que ele continue na vida que sempre lhe viram fazer...Para o Padre Cruz viver foi dar-se pela salvação e pela glória de Deus. Por isto mesmo, quando velhino e doente, o seu apostolado não paralisou".

Um santo é alguém que, apesar dos limites e defeitos, vive plenamente a vida de Deus. Com humildade a vive, não precisa de o mostrar aos outros.