domingo

Os plágios da RTP à blogosfera: mais um acto execrável de violação de direitos autorais

Temos de ser Vigilantes..., especialmente com os poderes fácticos instituídos

Image Hosted by ImageShack.us

Um excerto extraído no blog Caderno de Corda de Davi Reis
Aprofundar o assunto aqui
O que é o Loose change?
"No seguimento da infeliz situação verificada com o texto da autoria de Davi Reis publicado no blogue "Caderno de Corda", plagiado como sinopse do documentário "Loose Change 2" pelo site da RTP, vimos desta forma manifestar a nossa indignação pelo sucedido, apesar do recente pedido de desculpas endereçado ao autor. Isto, porque:
O recurso à Internet na recolha de dados para uso em websites é prática comum dos Media contemporâneos. No caso concreto da RTP, a chefe de Gabinete do Provedor do Telespectador admitiu, em carta de indulgência a Davi Reis:
“Para realizar este trabalho, que serve o público em geral e toda a comunicação social (para efeitos de publicação da programação TV), a equipa recorre muitas vezes à Internet, dada, por vezes, a escassez de informação interna”.
Neste particular, o que não nos parece correcto é a utilização dessas informações sem mencionar expressamente as fontes – vide o sucedido com Davi Reis, com a agravante de se tratar de um plágio descarado, isto é, ipsis verbis.
Dadas as circunstâncias, é de presumir que a maior parte (se não a totalidade) dos textos publicados no website da RTP são extraídos de fontes não identificadas, limitando-se os profissionais responsáveis por essa informação a um mero exercício de copy/paste de material alheio".
[...]
  • Para desenvolvimento do tema ver: Jornalismo de poltrona vs emergência da Blogosfera - onde poderá encontrar mais 10 links para artigos de temas afins)
  • Quem trabalha numa empresa de chás, não só não tem direito a um intervalo para café, como também nunca o poderá reivindicar. Ora, a blogosfera mais séria, credível e empenhada está a rasgar estas fronteiras, estas imposições, estes pactos leoninos por parte da mediafera clássica que se vê cada vez mais ameaçada pela qualidade e quantidade de informação e análise produzida pela blogosfera mais credível. No caso em apreço deste plágio, talvez não fosse despeciendo reponsabilizar a RTP de forma ímpar de molde a criar doutrina nesta área em Portugal.
    Não para crucificar ninguém mas, tão somente, para revelar à opinião pública que a identidade cultural, intelectual - os direitos de autor (no fundo) - das pessoas - não se deve brincar. Nem por parte da RTP... O Macroscópio teria, certamente, reagido doutra forma. E em nome de quê - senão de valores como a Justiça, a Liberdade e a Igualdade entre os homens de bem. Valores esses que a RTP violou neste caso, como em muitos outros. Algum dia o rizoma terá de a responsabilizar.
    Pergunto-me o que faria a RTP se os papéis se invertessem? Terminaria tudo na barra do Tribunal com aquela a reclamar um pedido de indemnização ao putativo réu pela violação cometida.

Image Hosted by ImageShack.us