domingo

"O sono é um monstro apoiado em muletas"

O Jumento
presenteia-nos com mais uma mordaz imagem que revela uma talentosa flexibilidade a três dimensões: hiperconcentração, orientação e sociabilidade, para não dizer mesmo genialidade, além do serviço público que faz com estas sínteses em ambiente criatogénico.

Mas a nossa análise desta imagem, notóriamente injusta para Sócrates, visa constatar como o exercício de certas pastas ministeriais (Economia, no caso) nos esfrangalham a mente, criando-nos hábitos verdadeiramente parkinsonianos que nos obrigam a guardar os sapatos no congelador, o sabonete no porta luvas do carro e arrumar a televisão na dispensa.

Outros hábitos, porém, estimulam-nos a criatividade e espevitam a meditação, a visualização e até o pensamento interactivo. Neste sentido, algum assessor do sr. Pinho poderia dar-lhe um papel para ler a fim de evitar idiotices maiores: do tipo - com o MIT em Portugal iremos dar cartas a Sillicon Valley entre outras magalomanias. No fundo, trata-se de doenças, e têm de ser compreendidas enquanto tal. Amanhã, quando a nossa economia - de facto - fizer o take-of e o Manel Pinho vier pavonear-se diante da caixa negra dizendo umas tretas, quem acreditará nele?

A mim dá-me sono sempre que vejo o sr. Pinho naquele registo monocórdico com cara de bolacha-Maria. E o sono, como dizia Salvador Dalí, era um monstro apoiado em muletas. Quanto à crise capilar, só a podemos explicar por tirar a cabeça de fora quando se viaja a 212 Kh no seu BMW a caminho do Norte para fechar mais um negócio com os delegados do IKEA.

Image Hosted by ImageShack.us