sexta-feira

O futebol segundo Luís Filipe Vieira do Benfica

"O Benfica não tem empresários a sondar e a acompanhar árbitros aos hotéis com a respectiva fruta". -
  • - disse Luís Filipe Vieira, actual Presidente do Benfica, o meu clube de eleição, embora veja o futebol com grande distanciamento.
- Confesso que me ía estampado quase provocando um acidente em cadeia. Aparte este exagero - isto é, na realidade, a coisa em que o Futebol profissional se transformou: pressões, luvas, comissões, tráfico de influências, corrupção, nepotismo.. Ah, e muitas, muitas "meninas" - quiça do Leste para aumentar a pedalada aos árbitros dos "apitos dourados" que hoje se deixam corromper diante tais mafias que assaltaram o futebol dito profissional em Portugal. A "fruta" nacional já deve ter rodado toda, estando na posse de inúmeros segredos - quais Mata Hari - daí o recurso ao mercado internacional.
  • - A história das declarações dos dirigentes desportivos em Portugal é, hoje, um traço impressionista que surpreende a história do possível, desactualiza qualquer imaginável, representa, portanto, uma neofiguração hiper-real.
  • - Como cidadão que observa os fenómenos sociais com alguma atenção dei-me conta, doravante, que o futebol representa hoje valores que pouco ou nada remetem para o interior das quatro linhas. Futebol hoje são ajustes de interesses e de contas entre caciques e mafiosos de vão-de-escada, negociações permanentes entre árbitros, dirigentes desportivos, empresários da bola (com a 4ª classe) e muitas, muitas meninas de alterne... É triste corroborar isto, mas não duvido que ande longe da "verdade desportiva" que hoje se fabrica em Portugal.
  • - De facto, as estruturas "dirigentes" do futebol profissional em Portugal deviam ser imediatamente dissolvidas de molde a eleger para todos os órgãos e estruturas desportivas novos dirigentes, refundar tudo para que tudo não fique na mesma..., como as moscas!!!