terça-feira

O homem, o sílex, o túmulo

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us O homem é um animal que cria ferramentas e túmulos. Também gosta de crucifixos, como vimos na reflexão infra. Caça e mata - para sobreviver. Mas parece que também reza, para sobreviver - melhor. Quando Leakey, em 1954, descobriu na África Oriental ossadas semelhantes às dos macacos actuais e fez remontar a sua existência a 2 milhões de anos, não foi a forma nem o volume do crânio que lhe fizeram dizer que eram os mais remotos dos homens até então conhecidos; mas o facto de ao lado desses ossos se encontrarem pedras que não puderam ser talhadas e tornadas cortantes senão para servirem de arma ou ferramenta.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usAqui começa o homem.Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Certamente, que o macaco pode apanhar essa pedra e até arremessá-la, apoderar-se de um ramo e, com ele, facilitar a sua colheita ou promover a sua defesa. Vemos isso quando vamos ao Zoo de Lisboa, quando alguém enerva os macacos, e eles, é claro, retribuem com pedaços de excrementos que jogam à cara dos turistas mais incautos. Por vezes, assistimos a fantochadas semelhantes em alguns parlamentos do mundo dito desenvolvido. Outros, macacos chegam até a roubar máquinas fotográficas aos turistas mais incautos, e depois tentam dar cursos aos "colegas" acerca de como funcionam as Sony e as Pentax que apanham aos ditos turistas.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Mas aqui o ponto é outro; ou seja, é do homem que se trata. Essa máquina de cultura que por vezes vira besta, e de que o crucifixo é uma sinalização dessa singularidade. Mas porque razão o homem não produziu só utensílios para a caça, virados para o exterior? e produziu, também, utensílios "outros" - como os ícones religiosos e muitas outras imagens de valor conexo, que não tinham uma finalidade imediata? Ora é aqui que está a chave do problema. O homem passou a trabalhar o sílex para o tornar cortante - deixou de ser um fim em si. Evidentemente, que isso era crucial, doutro modo não se conseguiria esquartejar os animais que proviam à sua manutenção diária. Ou até para cortar qualquer outra coisa.
Image Hosted by ImageShack.us
Mas com o tempo o homem tornou-se numa máquina mais sofisticada. O tempo, sempre o TEMPO, torna-se um tempo HUMANO, ou seja, medido já não apenas pela alternância das estações, dos dias e das noites, mas por actos subordinados uns aos outros como meios e fins. E aqui nasce também a capacidade de abstracção, desta feita através do utensílio, não já pelo acto de cortar ou de perfurar, com vista à sua sobrevivência, mas sim do desenvolvimento da tal capacidade de abstracção que lhe permite virar-se para dentro, instrospeccionar-se; "caçar-se" a si próprio. É aí que ele se começa a interrogar quem é? donde veio e para onde vai... É, em suma, já com esse distanciamento em relação à sua sobrevivência e aos perigos da natureza no conjunto dos actos do homem, que este utiliza essa sua capacidade de abstracção e de espanto que o empurra para a filosofia, e através dessas múltiplas orações perceber qual seria o seu papel no mundo. E tudo isto é assim e não doutra forma porquê? Faça o homem utensílios de caça ou de oração, instrumentos para matar ou para reflectir, dispositivos de domínio sobre a natureza ou sistemas intelectuais para a contemplar - a sua luta, creio, é sempre contra o esmagamento da lei da morte, da degradação progressiva que a isso conduz. Image Hosted by ImageShack.us Eu - como homem - e todos serão assim, creio - olhamos para a VIDA como o contrário da entropia. E a criação dessa tal ordem humana contra o caos que é a morte consiste no começo dessa grande tragédia optimista que dá pelo nome de história humana.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Julgo, em síntese, que isto nos ajudará a perceber a importância daqueles crucifixos na parede das escolas (e fora delas) que nos habituámos a ver e - nalguns casos a respeitar, em conformidade com a nossa cultura e matriz de valores ocidentais.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Uns - quando em dificuldades - agarram-se ao pó branco e vêm aí a sua oração que os fazem voar e, não raro, essa é uma viagem alucinógena que termina quase sempre de pernas e braços partidos e neurónios queimados; outros, mais sábios, olham para um crucifixo e dali extraem muitas conjecturas.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Afinal, o que é que sinto quando vejo um crucifixo? senão uma vontade e uma tentativa tremenda de abolir esse animal que há em nós. Abolir esse limite de animalidade, contornar sorrateiramente a barreira entre a vida e a morte, entre o animal e o homem, como sugerem os deuses com cabeças de animais. Isto ainda é, creio, a melhor opção que nos resta antes de marcarmos o tal encontro com a nossa última morada que fica uns palmos abaixo da terra. Até porque dizem que os mortos renascem numa nova forma de vida, e os troncos das árvores, os seus ramos e as suas folhas serão depois as nossas artérias expostas ao vento. Somos homens, mas agora sob a forma de árvores, com muitos troncos e inúmeras ramos e milhares de folhas. Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
PS: por tudo isto, quando vejo e ouço a senhora ministra da Educação dizer o que diz, fazer o que faz - só tenho vontade de lhe oferecer um crucifixo. Não dos grandes, daqueles de carvalho para lhe dar com ele na cachimónia como forma de a espevitar, Não!! Dava-lhe antes um crucifixo de silício e tentava explicar-lhe melhor a diferença entre nós, os homens - e os animais. Talvez assim ela conseguisse ser uma razoável ministra do que quer seja. Com o sem crucifixo; com ou sem religisão. Mas, em todo o caso, com uma referência apontada por um sistema cultural.