quinta-feira

News from terror

  • Depois de termos desancado em certos sectores mais anómalos que compõem a Igreja, uma instituição feita por homens, logo imperfeita, recebemos esta imagem do nosso amigo - St. Matrix Eclesiastes. Se fosse combinado não funcionava, como foi mero acaso tem a sua piada (religiosa). Espero não ser excomungado. Mas tenho orgulho em pertencer a uma freguesia cuja Paróquia além de casta é solidária com todos e com cada um do seus fiéis. Diria que é um rebanho com muita lã. Apesar de tudo, a crença em algo transcendente é um dado indispensável. Pois a ciência, como sabemos, é quase infalível. Mas é na folga do "quase" que devemos desconfiar de "quase" tudo.
  • E onde a ciência não entra penetra a crença e a religião. Daí a sua relevância estratégica na formação mental e na actuação humana do nosso quotidiano. Julgo, contudo, ser possível crer ao mesmo tempo num deus omnipotente e em Jesus Cristo Crucificado. E, já, agora neste meu computador que há uns anos que o tenho e ainda não avariou, este mês... Mas se me perguntarem se a ciência me fascina, direi que sim senhora, fascina.!!
Image Hosted by ImageShack.us
  • E a Religião (R.)??? É aqui que a porca torce o rabo: para mim a religião é face não provada da ciência. É um erro a aguardar vez, como diria o Vergílio Ferreira - quando escrevia sobre a verdade. Talvez por isso viva "pedrado" numa causa sem saber bem como a resolver: como retratar o nascimento de Deus no homem e do homem em Deus. Mas, afinal, o que é o homem?
  • Quanto à ciência deixamos a mesma interrogação e receio que formulámos relativamente à religião: é cara e às vezes perigosa. E, não raro, mata... Agora na versão galináceo como vemos supra. Mas têm ambas a sua finalidade. Os putos dizem que sem a ciência não brincavam com os telemóveis, não navegavam na Net nem jogavam na Play Station; a minha Avó Raquel - se fosse viva diria - "sem Religião não teria oportunidade para rezar e ter conhecido o meu marido na Igreja, o teu avô, com quem fui infeliz a vida inteira".
  • Pois eu sempre pensei que as igrejas eram maus lugares para arranjar marido... E hoje são-no mais por causa da gripe da aves..
  • Em suma: a fé não é o contrário da razão, a fé é mesmo o momento crítico da razão. É isso que sinto ao fazer os meus próprios trabalhos. Vejo a fé, afinal, como a negação dos limites do homem. Deus será a ideia de Bem, para além do horizonte dos conceitos.