domingo

O Comentário de Joaquim Paula de Matos ao programa - TV Rural - do Engº Sousa Veloso

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Ruisinho:
  • O teu blog sobre o Eng. Sousa Veloso e o seu TV Rural foi um gesto de carinho por uma pessoa que ao longo dos anos, entrando regularmente nas nossas casas, despertou em todos nós esse sentimento muito especial que agora, que tiveste a sorte de o conhecer pessoalmente, de forma muito sentida lhe manifestaste. Antes de ti, uma outra geração, a minha, que assistiu ao nascimento no nosso país da televisão, esse prodígio da tecnologia que deixava boquiabertos e sem saberem o que pensar milhares e milhares de pessoas de um Portugal predominantemente rural que ouviam respeitosamente, quase religiosamente, as palavras do Sr. Eng. Sousa Veloso.
  • Tão longe e tão perto, dentro daquela caixinha, ele falava às pessoas das nossas aldeias porque o seu programa, sendo escutado por todos, era feito especialmente para as pessoas do campo que ele visitava, entrevistava e dava a conhecer a todo o país. Os tempos eram outros, a TV era outra e nós próprios, que a vimos nascer e ainda estamos vivos, também éramos outros.
  • Recordar o Eng. Sousa Veloso é voltar atrás nas nossas vidas, é revisitar um país que já não existe, é recordar locais e pessoas que lá ficaram, irresistivelmente ligadas a um passado do qual o Sr. Eng. é uma referência obrigatória não só na nossa memória mas principalmente no nosso coração.
  • Hoje, para além dos canais temáticos, pouca televisão vejo. Na maioria dos casos a programação é deprimente, chegando mesmo a constituir-se num atentado aos espectadores e para agravar a situação as pessoas que dão corpo aos programas não me dizem nada, na melhor das hipóteses deixam-me indiferente, como se fossem marionetas de plástico.
  • Fico muito feliz por saber que o Sr. Eng. está vivo e de boa saúde. Infelizmente não deixou seguidores, não vejo hoje na TV ninguém que consiga criar a empatia que ele despertou em todos nós, os da minha e ainda da tua geração e o que é estranho é que não havendo, nesse tempo, as escolas de comunicação social que há hoje, tenham aparecido, então, pessoas que se constituíram como autênticos fenómenos de comunicação.
  • No momento, a partir do qual, as qualidades exigidas para se fazer carreira na TV, e não só, passaram a ser de “outra natureza”, pessoas como o Sr.Eng. deixaram de lá ter lugar. A concorrência e a competição ditam hoje regras e impõem condições que são inaceitáveis para muitas pessoas entre as quais ele se inclui. Felizmente ele ainda teve o seu tempo e isso permitiu-nos conhecê-lo e integrá-lo nas nossas vidas. O outro Sr. Eng., o que correu com ele da televisão, sem o saber prestou-lhe um favor, na minha opinião, como agora se diz, ele deixou de lá ter lugar porque aquilo já não era lugar para ele.
  • Que possa ainda ter muitos anos de vida com saúde são os sinceros votos de quem, durante dezenas de anos, o recebeu na sua casa como se pessoa de família se tratasse.
Xau, Boa Noite Tio Quim Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us