Um lamento aterrador. O que os leões em fim de época fazem às pessoas..
Ruisinho:
Tio Quim
- Estamos a perder por 2 a 1 e para mim já chega. Os rapazes até nem estão a jogar mal mas a sorte não quer nada com eles e agora parece que já são 3-1.
- Devia ter-me feito adepto do Oriental, lá do Poço do Bispo, freguesia dos Olivais e estaria a salvo destas tristezas que não desilusão porque realmente nunca estive iludido. Quando vejo e ouço as euforias vitoriosas dos adeptos sportinguistas antes dos jogos chego a pensar se pertenço a alguma minoria de cépticos ou descrentes natos. Mas não, infelizmente não. E como não transformo desejos em realidades não tenho alegrias nem antes nem depois. Ainda bem que o Victor José não pode vir. Como diz o outro, olhos que não vêm coração que não sente.
- E assim, engrossamos a fila dos perdedores do futebol, do défice, dos mortos e feridos nas estradas, dos obesos, dos pobres e desamparados da sociedade, da falta de chuva, das vítimas das deslocalizações das empresas para outros destinos deixando atrás de si desespero e angústia e constituímo-nos numa comunidade de pessoas tristes e descrentes que aguardam resignadas as duras medidas de correcção do défice a anunciar brevemente pelo governo.
- Mas haverá alguma coisa de bom que nos espere? Dias cheios de sol e luz que nos aquecem os corpos, praias lindas de fina areia e águas azuis que nos aguardam mesmo aqui à mão de semear, mas acima de tudo espera-nos o futuro curioso de ver aquilo que somos capazes de fazer num velho desafio em que há muito andamos envolvidos. As cartas estão lançadas e o panorama geral não é risonho, mas tem a virtude de se aproximar da verdade e deixar para trás a mentira em que temos vivido. De qualquer modo, mesmo dependendo de factores que nos são estranhos, tudo sempre dependerá de nós. Precisamos, acima de tudo, de um forte sentido de responsabilidade colectivo sector onde, sinceramente, nunca fomos muito bons e por isso, precisamos agora, mais que nunca, de uma liderança responsável, competente que nos transmita os sinais certos, mobilizadores, porque um povo é como um exército que tanto pode ser levado à vitória como à derrota, depende dos generais.
- De qualquer forma o Sol continuará a nascer todos os dias, a Água continuará a correr por debaixo das pontes porque para eles o destino dos portugueses é-lhes completamente indiferente.
Meu Bom Tio,
Então, não fiques triste. É a vida.. Mas, de facto, abandonar a selva 20 minutos antes do fim, é ser mau sócio, péssimo adepto. É descrer do seu próprio clube de eleição. Ora foi isso que fizeram milhares de lagartinhos, indevidamente. Desmotivando e desmobilizando a equipa, que se ressentiu no relvado. Mas como não és um fanático, sabes que há mais vida para além do Sporting.., como diria a Manela Leite, que ficou a detestar o Durão depois de este a ter traído, precisamente com o défice e com Bruxelas. Quanto ao jogo, diria: para certos desafios só deveria existir a 1ª parte. Assim, o Sporting ganharia.. Mas não, parece que têm de meter sempre as duas partes. E às vezes isso estraga tudo. Mas pensa naqueles otários russos, dentro e fora do exército, que deram 300 euros por um bilhete. Agora soma-lhe a viagem e alimentação.. Então, não achas que eles - por esse preço - não deveriam ganhar?! Não só deviam ganhar - como ganharam - como deveriam ter direito a uma visita guiada ao Jardim Zoológico - de modo a deixar lá mais outros 300 euros - num gesto de amizade e solidariedade para com os animais, ou seja, aos leões e as leoas feridas neste combate hodierno. Que te parece?! Por favor, não me interpretes mal. Confesso que fiquei triste, mas não solucei. Mas os tipos têm um contra-ataque fulminante. Mais frescura física. Deve ser do frio e do Vodka.. Parece mesmo que pior que isso só os diagnósticos do chato do Constâncio, que cada vez que fala o acho mais parecido com o Cunhal. É sempre aquela cassete do défice. O tipo deveria ir para padre, para informar os familiares dos defuntos que os ditos cujos morreram. Pois é o que ele tem feito nos últimos tempos em relaçãos aos 10 milhões de tugas. Ele que vá para o seminário.. Sempre a mesma charla. Sempre com aquela cara de enjoado - enjoando os portugueses. Creio que ele ainda usa Restaurador Olex, lembras-te?! Mas o tipo não faz a ponta dum esforço para se auto-refrear nos gastos públicos próprios. Tem mesmo de andar de BMW série 7 ? Que custa 70/80 mil euros... Então, não lhe serviria um Renault Safrane, um Mégane ou mesmo um Clio dos antigos? Ou até, como acharia mais adequado ao estilo de pessoa, um Citroen - Boca de Sapo dos anos 70. Eu acho que sim.. Olha, tens de ler as Confissões do Arqº José António Saraiva - para conhecer o verdadeiro Constâncio. Tem mau perder, é um petulante cuja megalomania lhe dá para dizer quem tem cerca de uma centena de livros sobre xadrez. Ou será que que os 100 livros esgotavam a biblioteca toda. Agora fiquei confuso, mas depois confirmo.. E, de tão inteligente que é, já não tem ninguém com quem jogar.. Até a máquina perde com ele.. Então se o tipo é essa sumidade que diz ser - deve ter alguma receita milagrosa para o combate ao déficet, que não passe, naturalmente, pelo aumento dos impostos ou pela restrição orçamental. Aposto que vai vender o BMW.. ou a frota toda!
Enfim, é como dizes, temos sol e areia fina. Depois vem o Verão e, não obstante a crise, temos de ir a banhos, como antes se dizia. Mas a seca compromete tudo.. Mas não fiques triste quanto ao teu Sporting.. Nunca é tarde para mudar. Julgo que essa seria uma formalidade simples. Bastaria, caso queiras, preencher uma nova ficha de associado do Oriental, começar a pagar a quota noutro lado e esperar. Esperar que o Sol voltasse a raiar no Poço de Bispo.
O que seria um milagre.. Mas nunca se sabe. Como é consabido, há meia dúzia de anos aconteceu lá a Expo 98. Não será um milagre desses que o Clube de Alvalade precisa? O Peseiro já era.. fala-se agora no Santana Lopes.. para adjunto da direcção-técnica. Será que o Dias das Cunhas o aceita? Confirmas?
Um abraço amigo, solidário e até mui condoído do teu sobrinho,
Rui
PS: quero aqui, uma vez mais, apresentar as minhas "condolências" a todos os sportinguistas que por um azar dos Távoras - não ganharam o jogo. Bastaria alterar os regulamentos à última da hora - e converter o Futebol numa modalidade só com uma parte de 45 min. O Major Valentaine Loureiro com a experiência já acumulada nessa matéria, fazia esse pacote legislativo em meia hora, entre dois charutos e 20 Whiskys. Mas só Dimple, 3 murros.. e sem altern... Sai um Chivas para a mesa do canto. Será isto o futebol?
Não se percebe o que estas sujeitas fazem aqui.. Será que também foram ver a bola?? E ficaram tristes com o resultado.. Não se sabe se são portuguesas, brasileiras ou do Leste.. Isto agora com a globalização anda tudo trocado..
- Confirmámos agora que as meninas supra integram o grupo de escuteiros de Algés e Dá-Fundo.. Espero que nenhuma seja filha de algum político ou empresário envolvido na trapalhada do abate aos sobreiros. Que irá terminar como sempre: no arquivo no MP. Mas não sem antes se fazer uma festança - para onde se convida , naturalmente, a Dona Constânça.. Pois não há festa nem festança onde não vá a Dona Constan.. Ah, e a razão de tanta felicidade prende-se com o facto de as ditas serem todas do Benfica e do Boavista..
<< Home