- Como as imagens são repetidas fica a sensação de que o homem se repete. Mas é só uma impressão contrastada pela densidade de pensamento deste estadista que encaminha a Guiné, de novo, para a senda do progreso, da modernização e do desenvolvimento etc e tal..
Nota prévia: este blogue já aqui foi publicado. Hoje e a para consolo de alguns amigo aqui o republico, atendendo à originalidade e ao carácter seminal do autor, eminente intelectual e político africano. Um político do mundo, do espaço sideral, do que se quiser..
GARGALHADA PENSANTE
Quem é o político que publicou um livro que reúne os seus pensamentos políticos e filosóficos? Porventura, o ciber-leitor mais politizado saberá de quem se trata? Se não sabe é grave, porque se trata de um verdadeiro tratado político que hoje faria inveja a Aristóteles, Maquiavel, Locke, Kant, Hegel, Russel e, claro, Maria Carrilho e J. Carlos Espada – com os seus jogos de racionalidade que ninguém leu ou entendeu e com o Pensamento Político Contemporâneo apresentado pelo verdadeiro fautor da crise grave em que nos encontramos hoje: o dr. Durão Barroso.
- Pensa-se que esta obra foi feito a meias com Barroso, perdão, Durão! Ou é Barroso? Remontam ao tempo do maoismo mais activo e virulento..
Como as reflexões são em número de 90, todas ilustradas, aqui apenas daremos conta de umas quantas, precisamente para estimular o leitor interessado nesta “alta cultura” das ciências políticas - que nos remete para os mistérios da mente mais recônditos que nem hoje Sigmund Freud se aventaria a vislumbrar.
Com efeito, trata-se de reflexões que, pelo gabarito e pela sua originalidade, suscitam alguma perplexidade. Ora Vejamos:
1) “A liberdade mental deve ser da autoria do próprio indivíduo”; “O comprido é a negação do curto, bem como o alto o é em relação ao baixo, que assim se apresentam com a igualdade de posição de relatividade”.
2) “O não tempo é tempo que não pode ser tempo, com o tempo”; a beleza de uma mulher elegante, é a atrapalhação do cabr.. do macaco da Indochina!”; “Se eu fosse rico não precisava de andar a pé”; mas se fosse tal, teria muitos carros, e como estes e por razões de tanto andar de carro, a coluna vertebral desequilibra o corpo: logo, não preciso de ser rico, tenho apenas o suficiente para o meu conforto familiar”.
Todavia, há algumas reflexões que denotam alguma desilusão no seu pensamento político. A dada altura, este pensador africano diz:
"Quando se viaja para o estrangeiro, e a partir do momento em que o avião se descola da pista do aeroporto internacional Osvaldo Vieira, dá-se o início do respiro da tranquilidade; e de regresso para Bissau, mal se atravessa a fronteira do exterior para o interior do país, começa-se a sentir a atmosfera da insónia e do sufocante respiro da tranquilidade abafada”.
Certamente que estas reflexões marcam um sinal indelével na cultura política mundial, capaz até de fazer inveja às vulgatas mais recentes do Pensamento Político Contemporâneo. A terminar, o misterioso pensador alinha ainda mais uma reflexão: “Em política quando se adormece sossegado acorda-se com tudo perdido”.
Será que este actor tem alguma representação ou ressonância em Portugal?
Na realidade, o poder reside naqueles que se encontram nas encruzilhadas das comunicações, aqueles que organizam e controlam os orçamentos, aqueles que funcionam como intermediários entre os generais e as suas tropas..
A Caos Consultores criada pela CataKumba Foundation - apresenta a sua galeria de obras d'Arte. Inclusivé tem uma revista de psicologia avançada, dedicada ao registo sistemático e caótico, claro, de todos os pensamentos do seu mestre e inspirador. Esta galeria que o ciber-leitor tem diante si - já percorreu mundo. Desde a América à Austrália, passando pela Coreia do Norte, Serra Leoa, Burkina Faso, Libéria, Costa do Marfim e outras democracias avançadas como Cuba. Só que nuns países o material não era sequer desembrulhado porque - por qualquer motivo - não tinha autorização de exposição. Noutros não havia problemas. Convém referir que esta mesma galeria encontra-se em avaliação pelos Serviços competentes da Fundação Caloust Gulbenkian desde o 25 de Abril - tentando - e cito : "obetere uma auturização de expusição", segundo palavras do próprio Kumba.. O autor já ameaçou que se a mesma não for deferida até 2020 - ameaça fazê-la no Terreiro Paço ou, em alternativa, no Campo Pequeno, dada a afeição que a CataKumba Foundation (através de protocolo com a Fundação Mário Sóares) tem pelo sector tauromático. O Centro Cultural de Belém é uma 3ª opção.. Que será consumada se Cavaco Silva for para a Presidência da República.
Caos é o comportamento estocástico de sistemas determinísticos. Imprevisibilidade e forte dependência das condições iniciais são as principais características do movimento caótico. Sistemas físicos não-lineares são passíveis de apresentar este tipo de comportamento. A Catakumba Foundation está a estudar a possibilidade de criar uma Universidade para ministrar mestrados e doutoramentos em caologia, ou seja, o estudo do caos. Cuja planta do edifício se pode ver infra. Escusado será dizer que o autor do projecto foi o próprio Kumba, da Catakumba Foundation. Tudo está em movimento, portanto..
- Vemos infra alguns alunos desesperados tentando encontrar a sala de aulas. Alguns cometem o suicídio..
<< Home