Macro de grande, skopein de observar: observar o infinitamente grande e complexo. Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa.
"Diclaro, a partiri di ágora u novú kunceito di Dimúcracia" - que deverá passar a constar de todos os Manuais de Ciência Pulhítica all over the world.."
A democracia substitui a eleição por parte de muitos incompetentes pela (auto)nomeaçã0 por parte de um ou dois corruptos. Não mais, porque o poder não se partilha, como dizia o Nicolau. Esse grande injustiçado que não chegou a conhecer os políticos africanos.. Ou será que foi neles que se inspirou para escrever O Príncipe!?
Em África a sua obra irá agora ser traduzida com o título: O ditador reincidente. E a Caminho já está a preparar igual edição para o mesmo feito na Coreia do Norte, e até convidou o presidente da bancada parlamentar do PCP, o Bernardino da Silva (salvo erro), para apresentar a obra nessa grande democracia, tão elogiada por Fidel de Cuba e Saramago de Espanha. Perguntem ao Nino.. Se este não souber, perguntem ao Catakumba.. Se ambos não souberem é melhor desistir desse Velho (e sofrido) Continente que é África.
Corruption must go on...
Sempre me interroguei por que razão o sobreiro não se dá em África.. Será por causa da falta de água? Não se percebe, até porque lá não abundam os campos de golfe, nem a prática do hipismo nem as instituições financeiras.. Jaime Gama disse um dia que detestava África por causa das moscas. Será que Nobre Guedes, Telmo Correia, Costa Neves e Abel "Sobreiro" conhecem esse magnífico continente?? Fica o desafio. Creio que a Agência Abreu, na Av. da Liverdade, mesmo em frente ao Banco Esprit du Santo - está agora a fazer uma campanha baratucha, com escala em São Tomé e Príncipe, para fazer caça submariana... Ah, já me esquecia, o desafio também é extensivo ao Morais Sarmento.. que gosta de safáris..
<< Home