quinta-feira

Poder, Prazer e Lucro - por David Wootton -

   Nota prévia: Tudo quanto diga respeito ao pensamento do florentino, Nicolau Maquiavel, fundador da Ciência Política, porque isolou a Política das questões ético-morais, é um marco na evolução do pensamento e da formulação das ideias que fazem avançar ou regredir as sociedades. 
Poder, Prazer e Lucro  David Wooton é um historiador com um pensamento original e procura, naquelas quase 500 págs., fazer uma incursão ao Iluminismo até aterrar no mundo contemporâneo, estudando cerca de 400 anos de história no contexto do pensamento ocidental. Já o excepcional Sir Bertrand Russel, matemático, filósofo e também um eminente historiador das ideias da Renascença, Época Moderna e Idade contemporânea deu um contributo inestimável para estudo do conceito de Poder e concluiu que a Democracia pouco significado tem sem uma igualdade económica entre os homens e sem um sistema educativo que tenda a promover a tolerância na sociedade. 
  Contudo, a história tem constatado que as tiranias acabam sempre por cair, pelo que não há qualquer razão para supor que um ditador terá  maior permanência no poder do que um seu sucessor. 
  Ainda assim, nunca temos a certeza de que a democracia está protegida ou imune aos regimes degenerados, e, a qualquer momento, por excesso de nacionalismos, xenofobia ou qualquer outro processo social desviante relacionado com as migrações em massa, como hoje se verifica no Norte de África, Médio e Próximo Oriente em direcção à Europa (em que as populações buscam melhores condições de vida, ou apenas sobreviver fugindo aos conflitos civis nos seus países), o pior pode ocorrer e comprometer os sistemas democráticos. A democracia está, assim, flanqueada e permanentemente ameaçada por aqueles comportamentos degenerados. 
  Não deixa de ser curioso como este historiador e professor catedrático da U. de York escolheu os três conceitos mais poderosos da dinâmica social e económica - Poder, Prazer e Lucro - para, em torno deles, (re)desenhar a história do pensamento político de Maquiavel ao presente. 
Resultado de imagem para Maquiavel, Hobbes e Adam Smith   A essa luz, e nos últimos anos, foram poucos os que de modo consistente conseguiram não ceder ao gratuito e ao disparate e enquadrar a história das ideias num mundo em turbulência, de mentira institucionalizada e global conferindo, ao mesmo tempo, um grande poder às ideias e à sua dinâmica. Quer para melhorar o sentido de evolução das sociedades, quer para registar um retrocesso no processo de mudança social. 
  Poder, Prazer e Lucro é, de facto, uma obra que está na intersecção da Ciência Política, da Filosofia política e da Economia política, e é essa interdisciplinaridade que interessa à ambivalência dos tempos, pois sem o concurso dessas lentes graduadas no estudo e avaliação da realidade o resultado afigura-se diminuto em sem grande interesse intelectual na explicação do mundo contemporâneo. 
Resultado de imagem para adam smith, lucro  Em suma: o historiador britânico conseguiu por em diálogo três dos maiores pensadores dos últimos 500 anos: Nicolau Maquiavel, T. Hobbes e A. Smith. Uma tarefa que só está reservada a alguns. 






_________________________




Resultado de imagem para david wootton«Wootton apresenta a viragem conceptual que conduziu ao modo de vida atual num livro que é ambicioso e abrangente no seu alcance [...]. Uma história apaixonante da forma como as ideias podem mudar o mundo.
John Gray, New Statesman



Poder, Prazer e Lucro
David Wootton, nascido em Winchester em 1952, é professor catedrático e Anniversary Professor de História da Universidade de York (Reino Unido). Entre as suas obras encontram-se Paolo Scarpi(1983), Bad Medicine (2006), Galileo (2010) e A Invenção da Ciência: Nova História da Revolução Científica, publicado pela Temas e Debates em 2017















SINOPSE


«O título do meu livro é Poder, Prazer e Lucro, por essa ordem, porque o poder foi conceptualizado primeiro, no século XVI, por Nicolau Maquiavel e os seus seguidores; no século XVII, Hobbes reviu radicalmente os conceitos de prazer e felicidade; e o modo como o lucro funciona na economia foi bem teorizado pela primeira vez, no século XVIII, por Adam Smith.»


Procuramos incessantemente poder, prazer e lucro.
Nesta procura sem limites recorremos a um raciocínio instrumental - ou análise custo-benefício - para os alcançarmos. Julgamo-nos a nós próprios e aos outros pelo grau do nosso sucesso. É um modo de vida e de pensamento que parece natural, inevitável e inescapável. Porém, David Wootton mostra que isso não é verdade. 



Neste livro, revisita a revolução intelectual e cultural que substituiu os antigos sistemas da ética aristotélica e da moralidade cristã pela jaula de ferro do raciocínio instrumental que agora dá forma e propósito às nossas vidas.



críticas de imprensa


Wootton esclarece de que modo o pensamento europeu abandonou as virtudes tradicionais e aceitou o “sistema egoísta” do utilitarismo […] explica teorias sociais e políticas complexas com uma clareza admirável.»

Jeffrey Collins, Wall Street Journal



«Mais relevante nas circunstâncias políticas e culturais atuais do que qualquer outro livro que li nos últimos quatro anos.»
Lewis Lapham, The World in Time



«Wootton apresenta a viragem conceptual que conduziu ao modo de vida atual num livro que é ambicioso e abrangente no seu alcance […] Uma história apaixonante da forma como as ideias podem mudar o mundo.»
John Gray, New Statesman

______________________________


Etiquetas: ,