quarta-feira

A morte é um escândalo


Segundo as autoridades do México, as duas vítimas são de El Salvador, o homem tinha 25 anos e a filha apenas um ano e 11 meses de idade. Morreram afogados durante a travessia do Rio Grande para conseguir chegar aos Estados Unidos.(...)




A morte regula a vida. Visível ou oculta, ela está sempre ao nosso lado e exerce uma influência brutal sobre todas as nossas acções. Em rigor, ela entranha-se de tal modo na nossa existência, que representa metade do nosso ser.

É vendo imagens como aquela, que a civilização há muito já deveria ter erradicado, que facilmente concluímos que são os mortos que empurram os vivos para a acção. Mas não tinha de ser assim. 

É também perante imagens como esta que se torna quase grotesco crer em Deus, pois parece, diante estes despojos, que já só existem cacos e fantasmas que ruíram, primeiro a nossa civilização, depois na relação entre povos, estados e sociedades - que hoje se tornaram completamente incapazes de regular a "nova transumância" que afecta este primeiro quartel do 3º milénio. 

Esta imagem, se, porventura, alguma conclusão nos dá - é que não há Deus. E constatar isso mesmo, revela que o mundo, tal como o conhecíamos, também mudou de carácter e de roupagens. 

E isso representa uma profunda frustração e dor. 
____________________



Etiquetas: