quarta-feira

Da discriminação positiva ou negativa...


Resultado de imagem para discriminação de raças

Da discriminação positiva ou negativa...

- À priori, julga-se que o inquérito pode enfermar mais de discriminação negativa do que positiva, apesar de as intenções poderem ter sido as melhores, ou seja, melhorar os métodos de ensino em razão da cor, raça ou étnica.
Mas será que a epistemologia moderna pode dar cobertura a isto!?
- Tenho dúvidas.
- talvez o estudo tenha pretendido quantificar o número de ciganos, africanos, brasileiros, etc existentes nas escolas de Lisboa e Porto.
Seja como for, se o estudo visou fazer o recorte social e étnico dos que integram as escolas portuguesas ou os que abordam a Europa para aí estudar, trabalhar e viver poder-se-ia inquirir os pais se têm formação superior, que especialidades profissionais dominam, ou contratos laborais têm.
Aos filhos, perguntar se possuem iPhones, se falam à família pelo sistema WhatsApp, se declaravam possuir dinheiro para comunicações, recarregamentos, ou ainda se tinham dinheiro para andar de táxi.
Fica, pois, uma ideia para um inquérito futuro assente nesta bateria de questões, as quais, à partida, parecem menos discriminatórias do que as questões formuladas inicialmente.

_________________

"Cigano, africano ou brasileiro?" Pais denunciam "inquérito racista" nas escolas

Etiquetas: