domingo

Arte no Carnaval brasileiro

A representação da representação.
Um retrato da vida humana e da condição humana



"Mulher e Pierrot" - Ronaldo Fonseca

Pintor brasileiro


"Carnaval" - Cândido Portinari
Pintor brasileiro (1903-1962)



"Carnaval em Arcueil"- Lyonel Feininger
Pintor expressionista germano-americano (1871-1956)


A História do Carnaval do Brasil




"O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias, que precedem a quarta–feira de cinzas. 

A quarta-feira de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início deste período importante para os cristãos da igreja católica, que se preparam durante quarenta dias para a festa maior do cristianismo, a ressurreição de Cristo.
Comemorado em Portugal desde o século XV, o carnaval tinha anteriormente o nome de  "entrudo". 

A festa do entrudo foi trazida pelos portugueses, para a então colônia do Brasil. Em finais do século XVIII já era praticado por todo o território. Consistia em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos.
Com a mudança da côrte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira, através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular, formado principalmente por negros, sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa considerada grosseira e violenta.
Em finais do século XIX, vários grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos. 

Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, 'Ó Abre Alas!'. A música havia sido composta para o cordão 'Rosas de Ouro' que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval.
Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte".(...)


_________________________


Etiquetas: