quinta-feira

Marcelo já escolheu o seu chefe da Casa Civil


Fernando Frutuoso de Melo será o chefe da Casa Civil do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, segundo fontes diplomáticas.
Tem 60 anos e é diretor da política de cooperação e da ajuda externa da Comissão Europeia. Fernando Frutuoso de Melo tem um longo currículo na Comissão Europeia, tendo desempenhado funções de relevo no Diretório Geral para o Desenvolvimento, onde chegou a chefe de unidade em 1993, no Direção Geral (DG) de Recursos Humanos e na DG das Pescas, antes de se juntar, em 2004 ao gabinete privado do comissário Olli Rehn, então responsável pelo alargamento.
Em 2006 foi nomeado diretor do Secretariado Geral para a Comissão, sendo responsável sobretudo pelas relações com o Parlamento Europeu. Em 2009 juntou-se ao gabinete privado do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, como chefe adjunto. E em maio de 2012 foi nomeado vice-diretor-geral da DG Recursos Humanos e Segurança .
Em julho de 2013 , foi nomeado Diretor Geral da Cooperação para o Desenvolvimento DG - EUROPAID ,assumindo as novas funções em novembro. Antes de entrar para a Comissão trabalhou na função pública em Portugal e no setor privado. É licenciado em Direito.
_________________

Etiquetas: , ,