quarta-feira

Um homem de princípios - por Eurico Heitor Consciência -

Um homem de princípios

Um dos maiores amigos que tive a honra e a sorte de ter foi o Conselheiro José Saraiva, que partiu há quase dez anos, e que foi Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, tendo sido Juiz em Santarém, há cerca de 50 anos.
Foi o melhor Juiz que conheci: pontualíssimo, inteligente, sabedor do Direito e da vida, arguto e dum inultrapassável bom senso.
Respeitava toda a gente: os colegas, os advogados, os funcionários, as partes e os réus dos processos criminais – que agora são chamados arguidos. E quando proferia uma sentença condenatória fazia prédicas aos réus que eram verdadeiros modelos de compreensão pelos problemas mais ou menos dramáticos dos homens que cometem crimes. Tanto que, certa vez, em Portalegre, onde o Dr. Saraiva foi Juiz Corregedor, houve um réu que, tocado pela prédica que o Corregedor lhe fez, não se conteve e disse, quando o Corregedor se calou: Ó Sr. Dr. Juiz, vou condenado, mas vou feliz, tão contente com as suas palavras…
Fizemos sólida amizade nos Tribunais e fomos durante longos anos companheiros de fins de semana quando o Dr. Saraiva, nomeado Desembargador da Relação de Lisboa, foi residir para Cascais.
E conversávamos e às vezes dava-me a honra de pedir a minha opinião sobre questões (que ele já resolvera, mas fazia-me a cortesia de …).
Homem vertical e frontal, de princípios e valores, mostrou-me dúvidas, certo dia, sobre se não cometera erros graves na educação dos cinco filhos que tinha. Como calcula, tratei de lhes transmitir os princípios morais e sociais e os valores herdados dos  meus pais: respeitar  a verdade  e os  outros e as  coisas dos  outros e,sobretudo a palavra dada. Resumindo: serem honestos. Mas começo a desconfiar de que fiz asneira e que lhes dei cabo do futuro, porque nos tempos que correm só se governam os desonestos, os aldrabões e os que negam à terça o que disseram  na segunda…
Atalhei eu:
- Fez muito mal Sr. Dr.. Com 5 filhos que se dão bem, poderia ter-lhes assegurado ridente futuro. A todos. Bastava que tivesse metido 3 na Juventude Socialista e 2 na Juventude Social Democrata. Ou ao contrário, que tanto faz.
 _____________
Obs: Medite-se na relevante lição destes dois homens. 
_______________________



Etiquetas: