quinta-feira

Um casal alemão revela excepcional dignidade ao pagar a sua parte da dívida à Alemanha


Nota prévia: Julgo que não o terá feito só para embaraçar Merkel e a Alemanha, mas por uma questão de justiça, de dignidade e de respeito pelas atrocidades sofridas pelo povo grego às mãos do monstro nazi. Em Portugal, mal comparado, e por outra de razões, alguns deveriam reconhecer que não têm mais condições para exercer o poder, e, por esse motivo, deveriam também indemnizar os portugueses esbulhados por tanta incompetência e darem lugar aos melhores preparados. 

_________
Casal alemão pagou a sua "parte da dívida" à Grécia por danos da II Guerra
Fotografia © REUTERS/Yannis Behrakis
Turistas entraram na autarquia de Náuplia, antiga capital grega no séc. XIX, e entregaram 875 dólares.
Um casal de turistas alemães recebeu hoje as honras da imprensa grega depois de depositar numa prefeitura de Peloponense um cheque de 857 euros referente à "sua" parte da dívida alemã de guerra com a Grécia.
"Eles vieram ao meu escritório ontem (terça-feira) de manhã para dizer que queriam compensar a atitude do seu Governo, que tinham feito o cálculo da dívida dos alemães para o empréstimo imposto à Grécia durante a Segunda Guerra Mundial", afirmou o prefeito de Náuplia, Nafplion Dimitris Kotsouros.
O autarca disse que os dois alemães calcularam a dívida em 875 dólares.
"O casal escolheu Náuplia simbolicamente, por ter sido a primeira capital da Grécia, no século XIX", disse o prefeito, acrescentando que o dinheiro foi para uma associação de ajuda comunitária a pessoas necessitadas.
As autoridades da Grécia, país que tem uma dívida externa de 175% do seu Produto Interno Bruto, têm reclamado que a Alemanha nunca pagou as reparações de guerra e nem o empréstimo forçado em 1942.
_________

Etiquetas: