domingo

Sindicato: Passos está na lista de contribuintes "VIP"




  • Urge fazer a tal peritagem, e de modo rápido e imparcial, i.é, sem permitir que, à socapa, os "informáticos do Governo apaguem os vestígios gerados pelos tais filtros...
  • Portugal vive, hoje, sob uma permanente vigilância quase-pidesca, ainda que disfarçada de teoria e práxis democrática.





Em declarações à Renascença, Paulo Ralha revelam que existem nomes com maior procura. Questionado sobre se o de Pedro Passos Coelhos é um deles, responde: "O do primeiro-ministro é um deles".



O dirigente do STI anuncia a decisão de fazer um pedido para uma auditoria ao sistema informático para comprovar a existência de filtros no acesso ao sistema. 



"Há uma forma muito simples de verificar se existe ou não lista, que é chamar uma entidade forense informática independente que analise o sistema informático da Autoridade Tributária. É evidente que vamos pedir isso. Neste momento, acho que é crucial que todas as dúvidas se dissipem", diz Paulo Ralha. 



O presidente do STI garante que existem vários funcionários a responder em processos internos por terem acedido a nomes da suposta lista, não por curiosidade, mas por razões profissionais. 



O sindicato insiste que é real a lista de contribuintes cujo acesso ao cadastro fiscal pelos funcionários da Autoridade Tributária é vigiado pelas chefias: a chamada "bolsa VIP" do Fisco. Contudo, Governo e a Direcção Geral do Tesouro e Finanças negam a sua existência. 



O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais admite processar a "Visão" que quinta-feira noticiou este caso. O gabinete de Paulo Núncio já emitiu uma nota desmentindo a notícia e acrescentando que agirá judicialmente contra a revista.

_________

Etiquetas: