sexta-feira

Thomas Piketty dá uma tacada de "mestre" no pigmeu François Hollande

Nota prévia: Por regra, muitos intelectuais esquecem-se da sua verdadeira vocação e tornam-se meros instrumentos do poder. Mas há excepções e Thomas Piketty revela aqui que soube ser uma delas. Parabéns, pois, ao economista. 


__________


Economista Piketty recusa a Legião de Honra, a mais alta distinção de França


Reuters/Charles Platiau
Economista Piketty recusa a Legião de Honra, a mais alta distinção de França
Thomas Piketty
O influente economista francês Thomas Piketty, autor de «O Capital no Século XXI», recusou hoje a mais alta distinção de França, a Legião de Honra, com críticas ao Governo socialista no poder.
«Acabei de saber que fui nomeado para a 'Légion d'Honneur'. Recuso esta nomeação porque penso que não cabe ao Governo decidir quem é honorável», disse Piketty numa declaração enviada à agência France Presse.
«Faziam melhor em concentrar-se no relançamento do crescimento [económico] em França e na Europa», acrescentou o economista, que em tempos foi próximo do Partido Socialista francês mas se distanciou das políticas do Presidente François Hollande.
Piketty consta da lista divulgada hoje de nomeados para a prestigiada distinção, a par do economista Jean Tirole, Nobel da Economia em 2014, e do Nobel da Literatura de 2014 Patrick Modiano.
Thomas Piketty tornou-se conhecido internacionalmente com o livro «O Capital no Século XXI», sobre a desigualdade económica, que vendeu cerca de 1,5 milhões de exemplares.
________

Obs: Felicite-se o economista por saber dar um contributo para empurrar do poder aquele que tem apoucado a glória e a grandeza de França, o sr. Hollande.

______________

Etiquetas: , ,