quinta-feira

Contabilista incrimina Salgado na ocultação de prejuízos

Contabilista incrimina Salgado na ocultação de prejuízos, Link




Machado da Cruz diz que foi Ricardo Salgado quem deu indicação para esconder prejuízos e manipular as contas da ESI. Desde 2008. Quando quis confessar a verdade às autoridades do Luxemburgo, Salgado disse-lhe que explicasse que foi "um erro".

Ricardo Salgado não só sabia de tudo, como foi por sua indicação que, desde 2008, as contas da Espírito Santo Internacional eram manipuladas para esconder prejuízos. Quem o garante é o contabilista, Francisco Machado da Cruz, que está a responder, à porta fechada, às perguntas dos deputados da comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso BES/GES.
Segundo o relato feito pelo 'commissaire aux comptes', numa audição que começou às 4 da tarde, a ocultação de passivo começou em 2008, altura em que estavam em causa 180 milhões de euros, e decorreu até 2012, quando atingiu 1,3 mil milhões. Salgado "sabia de tudo" desde o início e deu ordem para continuar a fazê-lo.
"O que fiz não me orgulha nada, estou muito arrependido", afirmou, tendo explicado que o fez "por lealdade" a Ricardo Salgado e ao grupo para o qual trabalhava.
Mais: segundo apurou o Expresso junto de elementos da CPI, Machado da Cruz diz que, ao mesmo tempo que apresentava as contas manipuladas, com o passivo escondido, preparava igualmente as contas consolidadas, com a verdadeira situação da ESI. "Sempre as apresentei ao dr Ricardo Salgado", garante. Era este quem decidia continuar a esconder a situação.

_________

Obs: Era previsível!!! Ricardo Salgado sai pior na fotografia do que já estava.

Ele não só era o DDT como queria, obsessivamente, continuar a ser o DDT seguindo o seu velho método:a mentira e a contabilidade criativa - que impunha aos seus colaboradores, os quais não deviam ter seguido o método. 

Uma mentira que configura CRIME. 

Évora é muito pequena para este personagem lamentável da vida pública nacional que lesou milhares de pessoas e de empresas e o tecido económico nacional.  

_______________



Etiquetas: