China censura imagens de Putin a emprestar manta à primeira dama Peng Liyuan
Nota prévia:
Quem conhece um pouco da cultura oriental sabe que os chineses, esse grande "Império do Meio" (que já era milenar quando a Europa andava de gatas) não aceitam facilmente elogios (ou ficam embaraçados quando os recebem, porque são humildes e modestos); são um povo de poucas intimidades, daí que aquela linguagem corporal excessiva de Putin, ainda que bem intencionada, tenha sido mal interpretada.
- Só apertam a mão aos estrangeiros.., se estes lhes forem apresentados, de resto reservam a sua cápsula de privacidade e mantêm as distâncias.
- Putin, como alarve que é (apenas conheceu os hábitos do KGB), violou todas essas regras e etiquetas que integram o protocolo e os costumes e tradições chinesas.
- Ao cometer essas gafes, Putin não está só a ser indelicado para com a Primeira Dama, está a violar quase 4 mil anos de história, já que a China integra a civilização mais antiga do mundo.
- Daqui decorre que a Rússia tem um verdadeiro trolha na sua liderança, talvez por isso não admira que queira reconstruir toda a geopolítica perdida na Conferência de Yalta, em 1945, e se aproveite da invasão da desgraçada Ucrânia para demonstrar aquilo que verdadeiramente é: um trolha sem maneiras, mas com ambições globais!!!
- No fundo, os modos de Putin só encontram equivalente funcional com os hábitos de "certa pessoa" a comer bolo-rei no canto mais ocidental da Europa...
- No fundo, os modos de Putin só encontram equivalente funcional com os hábitos de "certa pessoa" a comer bolo-rei no canto mais ocidental da Europa...
Pen Liyuna, ex-cantora de ópera do Exército chinês, levantou-se por momentos durante o jantar que decorria no Cubo de Água (instalações das provas aquáticas das Olimpíadas de 2008). Estava frio. O marido, o presidente chinês Xi Jinping, conversava, animado, com o presidente americano, Barack Obama. Foi então que o presidente russo, Vladimir Putin, reagindo rapidamente, se levantou e colocou uma pequena manta pelas costas da primeira dama da China. Esta sorriu.(...)
___________
Etiquetas: China censura imagens de Putin, Civilização, cultura, História, Peng Liyuan
<< Home