quinta-feira

Uma boa notícia: o novo avião da TAP chama-se Aristides de Sousa Mendes e já voa pela Europa



undefined

O novo avião da TAP chama-se Aristides de Sousa Mendes e já voa pela Europa


O novo Airbus A319 da TAP foi baptizado em homenagem ao cônsul de Bordéus que desobedeceu a Salazar e salvou milhares de pessoas.


“A atribuição do nome de 'Aristides de Sousa Mendes' a um dos aviões da nossa frota é uma honra para a companhia aérea portuguesa, que, deste modo, homenageia simbolicamente a figura e a acção exemplar do cônsul português de Bordéus, levando o seu nome a dezenas de cidades europeias para onde operamos”. Assim resume Luiz da Gama Mór, administrador-executivo da TAP, a decisão de baptizar o Airbus A319, o CS – TTV, que acaba de entrar ao serviço da empresa, no ano em que se assinala o 60º aniversário da morte do diplomata.
O avião homenageia o cônsul de Portugal em Bordéus na altura da invasão de França pela Alemanha durante a 2.ª Guerra Mundial. Desobedecendo a ordens do Governo português, o cônsul passou vistos a mais de 30 mil pessoas, incluindo muitos cidadãos judeus, permitindo-lhes a fuga aos nazis e ao Holocausto.[...]
__________
Obs: Uma excelente notícia, porque intrinsecamente justa e um exemplo do carácter de um cidadão português para todo o mundo. 
________________

Etiquetas: ,