terça-feira

Portugal é uma super-potência no Turismo

A gala europeia dos maiores prémios da indústria turística decorreu este sábado em Atenas, na Grécia, com Portugal a atingir o seu Olimpo no que concerne a galardões. Depois de em 2013 somar nove World Travel Awards Europa - de líder no Golfe ao Algarve como melhor destino de praias e a Madeira como melhor destino insular ou Lisboa como melhor destino para escapadelas -, desta feita o país, que chegou à cerimónia com mais de 40 nomeações, bateu o recorde de "óscares"conquistados: 16, a que se juntam ainda duas distinções na divisão do Mediterrâneo e dez exclusivamente nacionais.

A chuva de prémios caiu sobre Lisboa, vencedora nas categorias de porto e destino de cruzeiros. Chegou à Madeira, que repete a distinção de melhores ilhas para férias. Congratulou a TAP com duas vitórias, como melhor companhia nas ligações para África e América do Sul. Elevou a Douro Azul, declarada melhor companhia de cruzeiros fluviais. E chegou ao Turismo de Portugal, o melhor organismo oficial de Turismo na Europa.

Os restantes prémios para Portugal cabem a grandes insígnias da hotelaria nacional, na maioria no Algarve e Madeira: entre outros, o Conrad (melhor resort de luxo), Bairro Alto Hotel (hotel em património histórico), Choupana Hills (boutique resort), Vila Joya (boutique hotel), The Vine (design hotel), Pestana Porto Santo (resort tudo-incluído), Pine Cliffs (hotel residences) ou Martinhal (villa resort). O país passa até a ostentar o "resort mais romântico da Europa", um prémio dado ao Vila Vita Parc.

Nos restantes World Travel Awards a nível continental, que são votados online ao longo do ano tanto por profissionais (mais de 180 mil segundo a organização) como pelo público geral (com o voto de cada profissional a valer por dois), destacam-se vitórias da Lufthansa (melhor companhia aérea) e easyJet (melhor low cost) ou Zurique (melhor aeroporto).

Já Corfu, na Grécia, venceu como melhor destino de praias (batendo o Algarve), Genebra, na Suíça, é o melhor destino de escapadelas urbanas e Yorkshire, na Inglaterra, é o melhor destino global europeu (ambos bateram Lisboa). Na hotelaria, entre dezenas de distinções, destacam-se o Ciragan Palace Kempinski Instambul (Turquia), o melhor hotel do continente, e o Belmond Hotel Cipriani (Itália), o melhor hotel de luxo. Prémios especiais ainda para a Grécia (Acrópole, melhor atracção turística) e para a França (Disneyland Paris, melhor parque temático). A Expedia conquistou o galardão para melhor agência de viagens.

Para Portugal vieram ainda mais "óscares", mas em categorias sub-regionais: a influência da proximidade deu vitórias na divisão do Mediterrâneo à Quinta da Casa Branca (boutique hotel) e ao Penha Longa (spa resort). A cerimónia inclui ainda prémios para os melhores de cada país representado e, nesta área, houve dez distinções, do Terra Nostra Garden Hotel ao Sheraton Algarve, da Pousada de Cascais ao Hotel Quinta do Lago ou Vilalara.

Os WTA, atribuídos há duas décadas, dividem-se por dez grandes regiões. Depois da Europa, seguem-se outras cerimónias, culminando a ronda com a grande gala final, marcada para Novembro em Marraquexe, onde serão atribuídos os prémios para os melhores do mundo - na última edição, saíram cinco "óscares" para Portugal.

A lista completa de premiados dos WTA Europa 2014 estará disponível em www.worldtravelawards.com.

___________

Obs: Por um lado, é um reconhecimento ao país este tipo de prémios,  um estímulo para continuar a apostar na inovação e na qualidade do sector; por outro lado, é triste reconhecer que os demais sectores da economias - agricultura e indústria - Portugal não consiga elevar o nível de competitividade que o sector do Turismo revela. 

Somos, assim, um país dual, com vários ritmos de desenvolvimento, o que gera assimetrias entre as regiões e entre os portugueses.

Este contraste de resultados entre os vários sectores da economia nacional constitui um desafio a repensar o modelo de desenvolvimento socioeconómico para Portugal para os próximos anos. 

________________


Etiquetas:

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home