segunda-feira

Bancos “furiosos” com Maria Luís Albuquerque

Bancos “furiosos” com Maria Luís Albuquerque


Colocar todos os bancos do sistema que fazem parte do Fundo de Resolução bancário – Caixa, BCP, BPI, Santander Totta, Montepio, Crédito Agrícola e Banif – a pagar a “conta” gerada pelo BES, deixou o sistema financeiro “furioso”, segundo fontes ligadas ao processo.

Bancos “furiosos” com Maria Luís Albuquerque

Os bancos estão a contribuir para a capitalização do veículo, que foi criado no âmbito do novo quadro da União Bancária europeia. Como o montante ainda é reduzido, será o Estado a entrar com o capital e que posteriormente será assumido pelos bancos do sistema dentro da proporção das suas participações atuais. A partir de 2016 este sistema estará a funcionar a nível europeu e os bancos do sistema financeiro europeu poderão ajudar os bancos de qualquer país.
Os gestores dos bancos nacionais não gostaram da opção porque numa primeira fase passa para a sua esfera a recapitalização do veículo. Este modelo tem por objetivo evitar que a necessidade de recapitalização acabe por ser refletida no défice. A banca não terá, por seu lado, de efetuar contributos imediatos, mas ao longo dos próximos anos, diferindo o esforço e evitando o impacto nos rácios de capital. A venda do BES no mercado irá também atenuar este esforço.
_____________
Obs: Pergunte-se à banca solicitada a integrar este Fundo/veículo se o quer fazer livremente, ou se apenas o fará compulsivamente.
Relativamente ao património dos administradores executivos e dos accionistas mais directamente responsáveis pelas operações fraudulentas do GES/BES - urge saber se respondem perante os credores que querem ver reembolsados os seus capitais, e com juros. 
Maria Luís, pelos vistos, gosta de "fazer flores" com o dinheiro dos outros. O alegado PM, por seu turno, segue-a neste esquema manhoso de contabilidade criativa e de eficácia duvidosa.
Coitados dos depositantes!!!
_____________________________

Etiquetas: ,