sábado

O jogo perigoso do jornalismo compincha - por Augusto Santos Silva -


O jogo perigoso do jornalismo compincha, JN

O Código Deontológico dos jornalistas portugueses proíbe expressamente este tipo de relacionamento: "O jornalista deve recusar (...) benefícios suscetíveis de comprometer o seu estatuto de independência". Não é da natureza desta profissão ser-se camarada ou compincha, parceiro de farras, festas e férias dos objetos de investigação, muito menos às suas custas.
O Código alerta também para os riscos da camaradagem com fontes anónimas: "o jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes". A confidencialidade destas pode ser respeitada, a seu pedido e para protegê-las. A justificação é a vantagem de obter informação factual que o/a jornalista verificará cruzando várias fontes. Mas não há fontes desinteressadas, muito menos quando exigem o anonimato. Por isso, o Código exorta o jornalista a revelá-las "se o tentarem usar para canalizar informações falsas". O que raramente se faz, mesmo, como mais uma vez aconteceu esta semana, o/a jornalista se faz veículo de informações supostamente judiciais que as autoridades judiciais imediatamente falsificam.
O Código proíbe o anonimato das fontes de opinião: "as opiniões devem ser sempre atribuídas". Logicamente, porque aqui não há factos comunicados, verificáveis de forma independente. Porém, aí uns dois terços das secções políticas da imprensa, em particular nos semanários, baseiam-se no reporte de opiniões anónimas.
O que há de comum nestas três maneiras de violar os deveres profissionais? Um jogo de camaradagem e favores recíprocos entre o jornalismo e os interesses, que é fatal para o nosso (assim mesmo, nosso) direito à informação.
Porque as perguntas são óbvias, e mal se percebe que a profissão as evite. Que favores ficou a dever o/a jornalista que subiu ao iate do banqueiro que lhe pagou a semanita de alvoroço na Regata do Rei? Que favores ficam a dever o jornal e a televisão que as partes conhecedoras de processos judiciais em segredo de justiça escolheram para divulgar alegados dados, sempre aliás comprometedores para os arguidos impedidos pela lei de responder simetricamente? Sabendo que o que essas partes fazem é crime, como lidam esses órgãos com o facto de protegerem criminosos? Que favores fica a dever o/a jornalista àqueles que, por exemplo, lhes concedem uma frase picante para atacarem outros, na cobardia do anonimato?
O padrão (os sociólogos lidam com padrões, não com casos individuais) é só um: a perda de independência do jornalismo, a perda de transparência da informação e a negação, a nós todos, do direito essencial de escrutinar os poderes, incluindo o mediático. Mas este padrão perigoso é alterável com dois movimentos paralelos: mais profissionais a recusarem ser compinchas dos interesses, mais profissionais a recusarem ser compinchas dos compinchas.

_____________

Obs: Infelizmente, o sociólogo Augusto Santos Silva põe o dedo na ferida nessa profissão de favor a que há muito "certo jornalismo" se tornou (excluindo daqui os jornalistas verdadeiramente isentos e independentes - que são poucos - não compráveis à influência do dinheiro e dos favores vários por parte do poder económico e do meio político). 

O resultado está à vista: o constrangimento da vontade, a quebra de autonomia e omissões deliberadas para favorecer certos grupos económicos a troco de favores vários, directos e indirectos. No fundo, a amputação da verdade que, assim, deixa de ser servida aos leitores.

Os jornalistas deviam ser mais e melhor escrutinados, e também deviam ser melhor remunerados e gozar de estabilidade profissional para não ceder tanto à volúpia do dinheiro e até às assessorias (políticas e de natureza empresarial) que, para muitos, senão para a maioria, constitui o seu sonho de carreira. Quer pelo prestígio, quer pelo estatuto da remuneração e das ligações que se fazem nesse meio.

O jornalismo de investigação é ainda uma miragem em Portugal, conforme se demonstra nesta omerta ao caso GES/BES. 

Calaram-se quase todos para agradar ao Ricardo e deixar o país um pouco mais esfrangalhado e sujo. Mas como em tudo na vida, há sempre jornalistas que fazem a excepção, e Nicolau Santos, entre outros colegas, fizeram esse combate pela verdade.

Um combate que não tem preço, mas tem imenso valor

______________________




Etiquetas: