terça-feira

Nova sede da PJ inaugurada hoje dentro do prazo previsto

Nova sede da PJ inaugurada hoje dentro do prazo previsto

por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca
Nova sede da PJ inaugurada hoje dentro do prazo previsto
Fotografia © Leonardo Negrão/Global Imagens
O novo edifício-sede da Polícia Judiciária (PJ), que concentra os serviços desta polícia num único local, é hoje inaugurado em Lisboa, concluindo um projeto iniciado há uma década.
A nova sede, orçada em 87 milhões de euros (com IVA), e que será inaugurada pelo primeiro-ministro e pela ministra da Justiça, associa as antigas instalações da PJ na rua Gomes Freire (20 mil metros quadrados) ao novo e moderno edifício (80 mil metros quadrados), de cor branca, erguido em terreno contíguo, onde funcionou a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.
O novo edifício vai permitir concentrar serviços da PJ que estavam dispersos por seis outros prédios de Lisboa, incluindo a unidade de combate ao banditismo/terrorismo e a unidade de combate à corrupção e à criminalidade económico-financeira. A Escola Superior de Polícia continuará a funcionar no Barro, Loures.
No novo edifício-sede da PJ, que dispõe de um heliporto, falta ainda concluir o Laboratório de Polícia Científica e as carreiras de tiro, o que deverá verificar-se até maio. O prazo de conclusão da obra hoje inaugurada foi de 35 meses e tinha por limite o próximo dia 28 de março.
______
Obs: Estou certo que daqui a um ano os resultados com uma certa criminalidade terão diminuído. Se assim for, poderá estabelecer-se alguma relação de causalidade entre esses resultados (a haver) e as condições excepcionais de trabalho e treino que, doravante, os agentes da PJ poderão disfrutar no âmbito das suas actividades. 


Etiquetas: