sábado

Série de avalanches mata cinco pessoas nos Alpes



Turistas são aconselhados a manterem-se dentro das zonas delimitadas das montanhas JEAN-PIERRE CLATOT/AFP

Os mais recentes acidentes mortais ocorreram perto das estâncias de Courchevel, Serre-Chevalier e La Plagne, nos Alpes franceses. Um montanhês de 50 anos, que tentava chegar a um albergue com o filho, foi morto pela avalanche de Courchevel. Em Serre-Chevalier, a vítima foi um jovem com idade entre os 15 e os 20 anos, que morreu já no hospital após ter sido resgatado de debaixo da neve. Um outro adolescente, de 18 anos, morreu em La Plagne.
Do lado suíço da fronteira, onde tem caído muita neve nos últimos dias, duas avalanches provocaram uma vítima mortal em St. Moritz e uma outra a sul de Realp, no cantão de Uri. As equipas de resgate não conseguem chegar até esta segunda vítima, que se acredita ser um irlandês de 27 anos a viver em Zurique, devido às más condições meteorológicas.
Há ainda registo de uma avalanche desencadeada por sete esquiadores em Val-Thorens, França, numa zona em que não está prevista a prática deste desporto de Inverno. O grupo teve de ser resgatado por uma equipa de salvamento. Mas não há registo de vítimas.
Em La Clusaz, também nos Alpes franceses, aconteceu algo idêntico: um grupo de seis pessoas foi surpreendido por uma avalanche que uma descida conjunta de esqui e snowboard provocou numa encosta que fica fora dos limites de segurança traçados pelas autoridades. O incidente ocorreu a 2200 metros de altitude e deixou duas pessoas gravemente feridas.
Após os acidentes desta sexta-feira, as autoridades francesas e suíças responsáveis pela segurança e pelas operações de resgate nos Alpes lembraram que os esquiadores e os snowboarders devem descer as montanhas nevadas apenas nas zonas delimitadas. E alertaram para a possibilidade de novas avalanches durante o fim-de-semana.
__________
Obs: No Inverno, a neve fofinha constitui uma incontornável imagem de alegres lazeres... Comprimida, forma um material duro e por vezes perigoso, o gelo. Quando se desloca, pode deixar desastres no seu caminho. As neves podem ser assassinas. 

Etiquetas: , ,