sábado

Lixo em Lisboa - por Luís Meneses Leitão

lIXO EM LISBOA, Syntagma

SÁBADO, 28.12.13

Só há uma função absolutamente imprescindível a uma Câmara Municipal: é tratar da higiene urbana, onde se inclui obviamente a recolha diária do lixo. No entanto, António Costa, que sempre encarou a gestão da Câmara como um trampolim para outras funções, acha naturalmente que a recolha do lixo é demasiado prosaica para ser uma função camarária, decidindo por isso atirá-la para as juntas de freguesia. Os trabalhadores da recolha do lixo é que obviamente não gostaram de serem assim atirados às juntas, pelo que decidiram fazer greve. Essa greve está a ter um impacto tal que hoje, dia 28 de Dezembro, o lixo acumula-se nas ruas de tal forma que praticamente não se pode circular. O que faz, no entanto, António Costa? Pede aos lisboetas candidadamente que esperem até 10 de Janeiro, altura em que conta ter o problema resolvido. E entretanto propõe-se colocar contentores de obras nas ruas, como se um contentor tivesse algum efeito prático perante o lixo já acumulado. Conclui-se assim que Lisboa vai ficar por mais 13 dias a ter o lixo a acumular-se nas ruas, com os inúmeros problemas inclusivamente de saúde que isto acarreta. No dia 10 de Janeiro a maioria dos lisboetas já nem deve conseguir sair de casa, tal o lixo em frente das portas. Resta-lhes apenas o consolo de estarem a contribuir para a glória da reforma autárquica imaginada pelo Senhor Presidente da Câmara. Esta pode traduzir-se por um slogan: "o lixo às freguesias — e se for preciso aos munícipes — rapidamente e em força".
________
Obs: Envie-se xerox para o dr. Costa, que anda, manifestamente, a perder qualidades políticas porque pensa mais nele do que no bem comum dos munícipes que seria suposto defender. 
O edil não pode congelar o tempo em função da sua agenda eleitoral pessoal, deve, sim, ser flexível e negociar com os seus interlocutores, mas num tempo tal que evite a ocorrência de situações críticas de saúde pública decorrentes do lixo acumulado nas ruas e edifícios de habitação na capital. 
Lisboa converteu-se numa espécie de Corno d´Africa nestes últimos dias. 
Lisboa está imunda. 

Etiquetas: ,