terça-feira

O soldadinho de chumbo muito leal ao governo: o efeito Super Bock na restauração


Pires de Lima é um ministro sui generis, no espaço de meses é capaz de defender uma coisa e o seu exacto contrário: fora do governo, mostra-se amigo dos empresários da restauração e prometeu-lhes defender a descida do IVA de 23 para 13%, a fim de evitar mais destruição de emprego com falências desse tipo de estabelecimentos e serviços; uma vez no governo defende o contrário e revela-se incapaz de negociar com a troika esse ajustamento do imposto iníquo para níveis aceitáveis e em linha com o que se pratica noutros países civilizados da Europa.

Além de incompetente, Pires de Lima revela todo o esplendor da sua fraqueza - pessoal e política. 

Hoje, no Parlamento, Lima, o ministro "soldadinho" de chumbo mui "leal" ao governo, como se qualifica, acenava com a sua cabeça, qual roberto. Quiçá em concordância pelos sistemáticos esbulhos fiscais adoptados pela Miss swaps, a tal que recorreu ao PERJÚRIO para se manter a todo o custo no poder, e fiel pupila de Gaspar, hoje em trânsito para Bruxelas - a convite pessoal de Barroso - para taxar a economia digital, área em que nada percebe. 

Pires de Lima ao concordar com esta política fiscal, que é um roubo descarado aos portugueses, não só denuncia a sua incompetência política e medo ante a troika, como revelou o seu carácter pessoal, mole e bipolar - por defender a descida do imposto fora do governo, e a sua manutenção uma vez no governo.

Pires de Lima representa, afinal, o pior que a política hoje comporta: a promessa fácil, o spin, a cambalhota e, at last, a descoberta da careca do ministro das cervejas. 

Apesar de ter algum sucesso como gestor de empresas tal facto, como se comprova, não é condição suficiente para ser um político coerente e medianamente competente. 

Lima, curiosamente, tal como o seu predecessor, é uma espécie de Álvaro refinado, só que em vez de propor a "internacionalização do pastel de nata" como way out da crise, Pires de Lima é mais chic: mete a cerveja aos queixos e bebe pelo gargalo. 

Já agora, prefiro Sagres. 

Etiquetas: , , , , , ,