quinta-feira

Evocação de Raul Solnado. - ta lá é o inimigo? Guerra à la carte


Este conceito de guerra programada ao minuto e à la carte, magistralmente interpretado pelo excepcional e saudoso Raul Solnado, parece coincidir com as hesitações, reservas e medos que envolvem a intenção de Obama atacar a Síria - na sequência desta ter, alegadamente, utilizado armas químicas contra o seu próprio povo. Facto desmentido por Putin - cuja diplomacia russa está tão activa quanto assertiva. A oposição síria entende tratar-se duma manobra dilatória do ditador Assad; Putin simula que o ataque químico partiu dos rebeldes, a fim de facilitar a vida a Assad e reforçar a sua legitimidade política no contexto da Comunidade internacional; os EUA confiam cada vez mais em Deus e marginalizam Obama - que está a ser ultrapassado pela poderosa diplomacia russa, pelo envolvimento progressivo da ONU (e da Comunidade internacional) e pelo conjunto da opinião pública mundial. 

Ora, é por este conjunto de razões, que faz de Obama um player que passou a andar a reboque da situação em vez de liderar o processo político, que o presidente da República Imperial (R. Aron, reportando-se aos EUA) deveria visionar este vídeo de Solnado - com o qual teria muito a aprender. 

Sendo que "o ovo da galinha", como diz Solnado, será, naturalmente, para a Rússia quasi-imperial de Putin - a quem Obama a semana passada chamou de "jackass" (in The New Yorker)


Etiquetas: