segunda-feira

Descoberto o maior vulcão do mundo no Pacífico



Descoberto o maior vulcão do mundo no Pacífico

O “Tamu Massid” terá sido formado há 145 milhões de anos UNIVERSIDADE DE HOUSTON/DR
As análises feitas pela equipa permitiram perceber que o vulcão terá sido formado há 145 milhões de anos quando grandes quantidades de lava começaram a sair do canal principal e depois foram alastrando e solidificando. Porém, dizem ser improvável que volte a entrar em actividade. A sua altura atinge os quatro quilómetros e o comprimento os 550 quilómetros. O ponto mais elevado fica, mesmo assim, dois quilómetros abaixo da superfície do mar.
De acordo com o coordenador da equipa de investigadores, William Sager, o vulcão integra uma cadeia montanhosa submarina conhecida como “Shatsky Rise” e que foi formada devido à erupção de vários vulcões que se encontram naquela zona do oceano.
Sager diz que os cientistas gostariam de perceber melhor porque pararam naquela altura as erupções e adiantou que há mais de duas décadas que estudava o “Tamu Massif” mas explicou que, de início, foi muito difícil perceber se era apenas um ou vários vulcões que se tinham unido. O nome “Tamu” foi escolhido devido à anterior universidade onde William Sager trabalhou: a Texas A&M University.
Num comunicado da Universidade de Houston, William Sager afirma que podem existir vulcões maiores mas que as duas décadas de trabalho permitiram ter certezas que no caso do Tamu Massif a origem da lava é a mesma, pelo que não teve origem num complexo de vulcões.
O vulcão que até agora era considerado o maior da Terra era o Mauna Loa, situado na Ilha do Havai, nos Estados Unidos, e mesmo assim tinha apenas 2% da área do “Tamu Massif”.

Etiquetas: