quarta-feira

Contabilidades criativas sobre as percentagens de adesão à Greve geral

As contabilidades criativas não são apenas um expediente para mascarar o valor das empresas cotadas em bolsa e artificializar os seus resultados para sacar dividendos ilegalmente e enganar os mercados, escondendo a verdadeira essência dos números. E a matemática, segundo consta, é uma ciência exacta, mas com o mau tempo fica turva.
O giro da situação será aferir mais logo os números que governo e sindicatos irão aduzir nas estações de TV para mostrar os dois lados da barricada: o governo irá dizer que a greve não foi geral, mas parcial, o resto é ilusão; os sindicatos irão contabilizar mais de 90% de adesão à greve por parte dos funcionários de todos os serviços públicos do país. Enfim, juntam-se um pescador e um caçador à esquina a tocar a conc...
Assim sendo, esta aritmética de poli-chinelo, evoca-me uma narrativa de Eusébio, o ícon do futebol nacional mais cosmopolita, que um dia estava a fazer a repartição das equipas no terreno e disse: 40% vem para este lado; e os 75% restantes joga do outro lado.
Segundo consta, Eusébio - como diria o Pessoa - também não tinha biblioteca e nada percebia de finanças!!!

Etiquetas: