terça-feira

Humor negro que sai caro à República. Pela segurança a pátria faz tudo

foto TIAGO PETINGA/LUSA, JN
PSP recebeu hoje a primeira viatura blindada
Uma das seis viaturas blindadas para a PSP, encomendada no âmbito dos preparativos de segurança para a Cimeira da NATO, chegou hoje, segunda-feira, à tarde à Unidade Especial de Polícia.
Segundo Paulo Flor, o "blindado civil" é da categoria BR6, tem 350 cavalos, pesa sete mil quilos e tem capacidade para transportar 11 polícias.
Será utilizado, tal como os restantes cinco, em "incidentes táctico policiais onde estão elementos da Unidade Especial da Polícia".
A viatura, de cor azul, tem características definidas para cenários urbanos e servirá para proteger os elementos da polícia em situações de incidentes onde sejam usadas armas até ao calibre 7.65 milímetros. [...]
Obs: Nestas coisas não devemos ser fundamentalista, como Miguel sousa Tavares, até porque não foi o atraso que ditou o sucesso ou o fracasso da Cimeira de Lisboa que, de facto, foi um sucesso, e isso, gostemos ou não, foi um mérito do Governo em funções e do PM. Mas imaginemos o pior cenário, o da existência dum ataque terrorista na capital, para que serviriam esses veículos blindados?!
Em rigor, para nada, pois basta que haja um acidente na A1 ou na A23 para o trânsito do país parar; bastaria uma bombinha no CCColombo para Lisboa ficar virada do avesso; é o que sucede na capital quando chove 4 horas seguidas, os esgotos entopem e passa-se a andar de barco onde era suposto andar a pé; contaminar a rede de fornecimento de águas públicas de Lisboa mataria grande parte da população.
Os métodos terroristas não se combatem com estes blindados, embora ajudem. Hoje não existe nenhum espaço do mundo inviolável, o 11 de Setembro são a prova provada dessa equação de terrorismo globalitário e suicidário de que a rede de Bin Laden tem sido pioneira no plano global.
Entretanto, a ave rara de G.W. Bush saíu do poder e Laden ainda comanda operações terroristas a partir de algures, Obama também sairá do poder com Bin Laden a emitir ordens terroristas para células adormecidas em vários pontos do mundo.
A esta luz, parece-me que estes blindados têm outro tipo de finalidades urbanas, ligadas ao prestígio das PSP e doutras forças armadas, permitindo trazer um élan perdido a essas corporações que nem sequer fazem adequada vigilância nas ruas de Lisboa a fim de prevenir os pequenos assaltos a habitações privadas, mas estão aos magotes no El Corte Inglês.
Ou seja, a segurança está hoje junto dos grandes centros comerciais, policiamento de proximidade em defesa do cidadão é raro, daí a crítica que este tipo de actuação nos merece. Assim sendo, estes veículos poderão servir para obstar a uma moção de censura ao governo, vetar uma OPA hostil, por exemplo, assegurar um Natal feliz aos fornecedores dos blindados e o mais que queiramos ver nas suas múltiplas finalidades...
Parecem os Hummers do CSI-Miami, que custam a módica quanti de 150 mil euros. Na doca de Vilamoura há quem se faça transportar nestes bacamartes para aceder aos yates.
Se tiver medo e muito dinheiro, em vez de um cão, compre um Hummer. Carrões da GM que fizeram sucesso na guerra do Golfo, mas hoje assumem um design mais aventureiro, mas aposto que gastam mais de 20 litros aos cem...

Etiquetas: