terça-feira

Grandes mestres em apreensão histórica de quadros falsos - por Luís Fontes -

Polícia Judiciária já apreendeu este ano cerca de 300 quadros falsos. Portugal está na rota dos falsificadores de obras de arte.dn/Luís Fontes
Uma mulher luso-norueguesa, de cerca de 40 anos, foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) na posse de 130 quadros falsificados que tinha guardados na sua casa em Birre, Cascais. Os quadros da alegada comerciante de falsificações, apreendidos na semana passada, impressionam pelas assinaturas que ostentam. Lá estão grandes mestres da pintura como Leonardo da Vinci, Kandinsky, Picasso, Modigliani, Miro, Chagall, Matisse, Monet e até a pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva.
"Trata-se da maior apreensão de obras de arte falsas em Portugal e uma das maiores da Europa. Se estes quadros entrassem no mercado como sendo verdadeiros estaríamos perante uma burla de centenas de milhares de euros", contas feitas por João Oliveira, inspector responsável pela Brigada de Obras de Arte da Polícia Judiciária. [...]
Obs: Esta enorme apetência pela arte a que está exposto o ventre mole deste nosso querido Portugal, que também alberga mafiosos italianos (que dizem operar no sector do peixe congelado!!!), revela bem como Portugal, por contraste, é depósito de actividade ilícitas, criminosas, porventura, potenciadas pelo aumento dos fluxos de pessoas e bens que, com gostos mais cosmopolitas, desejam rechear a sua colecção d´arte.
Só é pena que nessa "atracção" de Investimento Directo Estrangeiro não aporte à economia nacional projectos de qualidade empresarial, de preferência lícitos e geradores de riqueza, bem-estar e emprego.
Também este é um sinal dos tempos eficientemente publicado por Luís Fontes.

Etiquetas: