Argumentos da PT e Telefónica na disputa pela Vivo
Nota prévia: Num momento em que as relações luso-espanholas atravessam uma excelente fase, seria útil não ensombrar esse clima com estratégias empresariais que, nem sempre, se traduzem no bem comum das populações dos dois lados, apenas reforçam as contas bancárias e o poder de certos accionistas cuja visão do interesse particular nunca coincide com o interesse geral. Esperemos, pois, que a temperatura não suba a ponto de a questão ter de ser resolvida ao nível político, com mais um abraço.
A Telefónica quer comprar a participação que a PT tem na Vivo. Mas a operadora portuguesa não quer vender porque isso "amputaria" o seu futuro. Conheça os argumentos de ambas as empresas. Económico
Argumentos da PT
Perspectivas de valorização da Vivo
No seu ‘road-show' de dez dias pelas principais praças financeiras mundiais, Zeinal Bava procurou convencer os accionistas, em especial os fundos internacionais, das perspectivas de valorização futura da Vivo. A própria escalada nas ofertas da Telefónica - em 2008 ofereceu três mil milhões, agora avança com 5,7 mil milhões - serve como argumento de Zeinal para colocar aos fundos a seguinte questão: quem pode garantir que dentro de três anos a Vivo não vale duas vezes mais?
Chegar aos 100 milhões de clientes
Zeinal alega que o Brasil é decisivo para que a PT consiga cumprir os objectivos traçados no seu plano estratégico, entre os quais a meta de atingir 100 milhões de clientes. Além da Vivo, a PT não tem alternativas de crescimento no Brasil, pelo menos que sejam do conhecimento público. Além disso, sem os dividendos da Vivo a PT não poderá manter o nível de retribuição accionista que tem vindo a praticar desde o fracasso da OPA da Sonaecom.
A oferta espanhola não reflecte o justo valor da Vivo
A gestão da PT alega que a proposta da Telefónica avalia a Vivo em baixa face ao seu verdadeiro potencial e acredita que os accionistas vão perceber isso. "A oferta não satisfaz os interesses dos nossos accionistas", disse ontem Zeinal Bava. "A PT sempre cumpriu o que prometeu e os investidores institucionais têm estado sempre com a PT. Vamos continuar a falar com os investidores e o mercado tem sempre a última palavra", disse o gestor.
Argumentos da Telefónica
Preço tem um prémio de 145% face ao valor em bolsa da Vivo
A Telefónica considera que a sua proposta de 5,7 mil milhões é "completa, justa e final" na medida em que incorpora um prémio de 145% face à cotação da empresa brasileira nos dias que antecederam a oferta. Os espanhóis defendem que a sua oferta permite à PT "cristalizar valor que não conseguiria replicar sozinha".
PT poderia pagar dividendo extraordinário aos accionistas
A Telefónica considera que a gestão da PT poderia pagar um generoso dividendo extraordinário aos seus accionistas, com o encaixe da venda da Vivo. Este facto é, de resto, um trunfo poderoso para os espanhóis, na medida em que este dividendo seria muito atractivo para vários accionistas da PT, em especial os fundos internacionais. Os espanhóis lembram ainda que a PT poderia reduzir o endividamento, resolver o défice do fundo de pensões, investir nas redes de nova geração, consolidar-se no mercado português e reforçar a posição no sector de telecomunicações europeu.
PT deveria convocar assembleia para discutir proposta espanhola
A operadora liderada por César Alierta tem insistido bastante neste ponto, sendo que, tal como o Diário Económico avançou, mantém a intenção de convocar, directa ou indirectamente, uma assembleia-geral para o efeito. Isto apesar de o presidente da mesa da assembleia da PT garantir que só aceitará esse pedido se for o Conselho, que rejeitou a oferta, a fazê-lo. O objectivo dos espanhóis é fragilizar a posição da gestão. _______________________________________________ TSF O EMPRESÁRIO BELMIRO DE AZEVEDO NÃO PERDE OPORTUNIDADE PARA, NA SUA QUALIDADE DE EMPRESÁRIO E DE 2º MAIOR EMPREGADOR SEGUIDO DO ESTADO, FAZER POLÍTICA, TAL O SEU RESSABIAMENTO DA OPA FRUSTRADA À PT NO PASSADO RECENTE. COM TANTA VONTADE DE GOVERNAR APOSTO QUE O EMPRESÁRIO AINDA SE CANDIDATA A GOVERNANTE... VEREMOS SE ALGUÉM VOTARÁ NELE, ALÉM DE LOBO XAVIER, NATURALMENTE...
Relacionados:
Belmiro de Azevedo diz que Golden Share existe para não ser usada
PT avança seis por cento em cenário de OPA hostil sobre operadora portuguesa
Teixeira dos Santos classifica PT como «fundamental para o país»
CMVM pede esclarecimentos à Telefónica Presidente executivo da PT não se deixa intimidar por eventual OPA
Etiquetas: alta finança, PT, Telefónica, Vivo
<< Home