sábado

Reciclagem

Reciclagem, CMP
Ao contrário do que normalmente se pensa, a reciclagem é um processo vulgarmente utilizado. A incorporação de matérias recicláveis no fabrico de novos objectos e de novas embalagens é uma situação recorrente nos diferentes materiais: plástico, metal, papel, vidro ou madeira.
Todos os dias chegam às nossas mãos embalagens e outros objectos que foram produzidos graças à reciclagem das embalagens usadas que separamos em casa e colocamos nos ecopontos.
As vantagens da utilização de matérias recicladas em detrimento das matérias-primas virgens são várias e contribuem para uma melhor qualidade de vida das populações. A reciclagem permite poupar matérias virgens, protegendo os recursos naturais. A reciclagem do plástico, por exemplo, contribui para uma diminuição do consumo de petróleo, um recurso precioso. Já a valorização das embalagens de metal através da reciclagem permite poupar minérios. As sílicas, ou areias, removidas directamente dos leitos dos rios são a base para a produção do vidro. Utilizar vidro reciclado na produção de novas embalagens de vidro contribui assim para a preservação do ambiente. Já no caso do papel, a utilização de pasta de papel reciclado na produção de novos objectos e novas embalagens, evita o abate de milhares de árvores. A mesma vantagem ambiental acontece com as embalagens de madeira, cuja reciclagem evita o recurso a matérias-primas virgens.
Separar as embalagens usadas e colocá-las no ecoponto em vez de misturar tudo no mesmo saco e colocá-lo no lixo comum marca ainda uma diferença fundamental na quantidade de espaço ocupado nos aterros sanitários, prolongando o tempo de vida útil destes equipamentos.
Obs: Divulgue-se

Etiquetas: ,