sexta-feira

[o legado de] Manuela Ferreira leite... "a sopa está a ficar fria..."

Manuela Ferreira leite é, como aqui temos dito e redito, o pior trauma que aconteceu na vida interna do PSD e amiúde na sociedade civil portuguesa, ainda por cima eleita no Congresso de Guimarães (berço da nacionalidade): o estilo, a forma, a substância - nada ali tem a ver com nada. Um nada que representa uma ofensa à inteligência, sensibilidade e dignidade dos portugueses.
Agora a senhora está de saída, e não deixando saudade alguma, a quem quer que seja, resta-nos fazer o funeral antecipado da dita para a posteridade.
Um fffffuneral político que consiste em constatar que Leite teve um "grande mérito", especialmente ao nível do experimentalismo político, posto que o PSD apostou internamente, com a cumplicidade estreita do seu alter-ego, Pachco pereira, o filósofo da Marmeleira, em testar a pior fórmula pessoal e política para ver quanto tempo durava no ciclo político pós-Barroso. O resultado está aí: dois anos consecutivos de acidentes, traumas e neuroses.
E esse balanço traduz-se, sumariamente, pelo seguinte "legado": Leite não só afundou a credibilidade do maior partido da oposição, subtraindo-lhe a capacidade de pensar e de gerar novas ideias, projectos e novas políticas públicas, como também hipotecou o futuro, pois ao não se vislumbrar alternativas consistentes, o que a Manuela induziu foi o deslocamento do eleitorado tradicional do PSD para o PS, CDS e BE, descalcificando o partido de massa crítica e fez com que os eleitores se afastassem deste psd por muitos e bons anos.
Tenho para mim que os danos colaterais infligidos por leite ao Psd e à sociedade portuguesa, foram tantos e tamanhos que não há companhia de seguros que queira fazer um seguro para cobrir este sinistro, passe a analogia.
Leite sai e deixa atrás de si uma política de terra queimada, má memória e uma grande doutrina de idiotice política no seu partido que, doravante, Rangel ou "Passes" Coelho (como diz o jornalista Crespo) terão de romper.
A evolução das circunstâncias e a degradação das condições de funcionamento dos dispositivos do sistema político democrático, mormente a justiça, podem até gerar uma consequência perversa na avaliação geral da superirodade do regime democrático, caso o maior partido da oposição não assuma, de facto, um papel que já teve no passado.
Mas melhor do que aqui referimos, o vídeo abaixo é, talvez, a melhor súmula caricatural do que foram estes dois anos de desastres pegados da autoria da srª dótora Manuela Ferreira leite, o apêndice de Belém e o porta-voz não autorizado do sr. Presidente Cavaco e Silva, como diz o zé povinho...
Portugal, os portugueses e, já agora, o eleitorado do PSd merecia melhor... E Sá Carneiro, coitado, deve estar à voltas no túmulo, cheio de urticária.

Contemporâneos - Gafes:Manuela Ferreira Leite