domingo

Ironia da história

Esta semana o país ficou a saber que um contrato que o ex-futebolista Figo tem com o Tagus-Park era desconhecido pelo seu presidente e assembleia de accionistas, e sendo Isaltino de Morais, na qualidade de autarca de Oeiras, um dos seus accionistas - que também revelou desconhecer esse contrato, não deixa de ser curioso que seja ele - Isaltino, by himself, - o aferidor e certificador da legalidade e transparência desse contrato que aquele parque tecnológico tem, ao que parece, com aquele ex-jogador. O mais curioso nesta quadratura do círculo, é que seja o próprio Isaltino, "o impoluto", o garante dessa transparência. Ou estamos todos loucos ou ainda estamos nalguma esquina do carnaval completamente embriagados...

Agora, vivendo a pior tragédia natural do último século, a Madeira de Al berto joão jardim, mal planeada e sem qualquer ordenamento do território, e com o devido respeito que aquelas famílias enlutadas nos merecem a todos, obriga - moralmente - Sócrates a transferir para a Madeira as verbas que este lhe havia negado ao Al berto por via do OE (ainda em discussão).
E o dito Al berto, com a sua habitual soberba, é, doravante, obrigado a "ajoelhar-se" perante todos, até pela sua própria incompetência em matéria de ordenamento do território em virtude da pressão urbanística, do imobiliário e do turismo a que tem sujeitado os madeirenses - e a solicitar a solidariedade de todos que precisa para reconstruir aquilo que deveria ter feito durante décadas.
A história tem destas ironias, que invertem, de súbito, o sentido da história e obriga-nos a ser cada vez mais humildes sob a pressão de toneladas das circunstâncias.
A ironia, como diria Eça, é sempre o sorriso da razão, mau grado a vida daqueles que já pereceram e das suas famílias...
Por este andar paradoxal, temo bem que ainda vivamos o tempo suficiente para testemunhar, amanhã, que sejam os pedófilos da Casa Pia a passar o certificado de moralidade a Portugal e à generalidade dos portugueses, e a ditar sob que regras e condições a justiça se deve fazer entre nós.
Algo está a falhar neste nosso querido Portugal, ou então algo me escapa...