domingo

Aguiar-Branco não desiste a favor de Rangel. Branco denega a realidade...

O candidato à liderança do PSD, José Pedro Aguiar Branco, este domingo no Jornal Nacional da TVI. Entre os diversos temas abordados, garantiu que «não desiste» da sua candidatura a favor de Paulo Rangel e que, para já, não é favorável à apresentação de uma moção de censura ao Governo de Sócrates. IOL (:::)
Obs: Branco sofre do trauma de ex-ministro incapaz de reconhecer que o seu ex-secretário de Estado é - e vale politicamente mais - do que ele. Esta relação de denegação com a realidade evoca-me uma história de faculdade que se conta numa penada: um ex-ministro de Salazar era meu professor do curso de licenciatura. Mas era tão mau professor que, já no 5º ano de curso, assegurava uma cadeira - Direito Internacional Privado - que, dada por ele, era intragável, o resultado culminava em 30 mamecos abrirem a boca de sono durante aquele hora infindável. Parecia que o mundo não tinha fim e o tempo não acabava. Creio até que o referido docente (e ex-ministro do ditador) também dormitava enquanto falava.
Todo ele era um indutor de sono, personagem desinteressante. Também tinha um problema com a realidade - volvidos 20 anos após ter sido ministro do velho "botas", pois ainda não tinha deixado cair a máscara, pois julgava que ainda era ministro e, como tal, queria ser tratado nessa condição reverencial. Essa nostálgia dum passado de algum poder era hoje uma miragem, e a coisa ainda é mais nociva em democracia. Ora, a relação que Aguiar-Branco tem com rangel evoca-me esse passado do ex-ministro de Salazar que 20 anos após ter deixado de ser ministro ainda não se tinha apercebido que os tempos mudaram. Por vezes, fico com a sensação de que alguém terá de oferecer um calendário a Aguiar-Branco, é o único que está a mais nesta compita interna pela conquista do PSD.