quarta-feira

A oportunidade de Pedro Passos Coelho - o "jovem mais idoso" do PsD -

A contagem decrescente na liderança do PSD aproxima-se a passos largos: na calha está um único candidato com genuína vontade de assumir os comandos do partido - Pedro Passos Coelho.
Vantagens: é jovem, é articulado e goza de telegenia, além de andar a olear a máquina desde a década de 90 do séc. XX. Esperemos que não defenda novamente a privatização absoluta da CGD, como sua 1ª medida de governação, caso seja um dia PM...
Nem confunda os autores clássicos ou atribua obras inexistentes ao velho J.P. Sartre - ou misture Husserl com Heideger e o mais... Enfim, erros todos nós cometemos.

Tem dois putativos adversários internos: Paulo Rangel, que não desejaria ver esbanjada a credibilidade acumulada com as eleições europeias; e Aguiar-branco, um advogado queque do Norte que esconde a sua falta de ideias com ameaças de candidatura.
O PsD está, assim, num carrefour entre o nada (existente) e alguma coisa (em potência). Mas uma coisa é certa: o maior partido da oposição precisa urgentemente de se definir internamente, arrumar a casa, conceber uma estratégia para Portugal e, com isso, eleger um novo líder.
Não tanto para arrumar o PS de Sócrates, mas para conseguir oferecer a Portugal uma única ideia que se aproveite, em qualquer uma das políticas sectoriais, e, assim, dê o seu contributo para a governação credível do país. Por enquanto, o PsD de Ferreira leite saldou-se naquilo que aqui temos designado de alta sinistralidade política, descredibilizando a imagem de marca do seu fundador: Francisco Sá Carneiro.
Seja como for, Aguiar-branco tem agora a sua grande oportunidade de mostrar o que vale, e Rangel, em vez de andar a fazer pirotecnia política no PE com declarações absurdas e infundadas, o que só lhe fica mal, tem também um espaço de afirmação para, com ou sem o apoio bruxelense de Durão Barroso, procurar capturar a liderança do maior partido da oposição em Portugal e que hoje não passa duma sombra do que foi.
Eis o grande momento do PsD e dos seus timoneiros. Com a certeza de que quem vier a ganhar o partido não terá o mesmo tipo de relação subserviente com Belém, o que também é outro factor positivo nesta clarificação e afirmação futura do Psd na sociedade e no Estado.

DN

_______________________________________________

ADENDA: RANGEL ESTÁ NA CORRIDA.

Paulo Rangel apresenta hoje candidatura à presidência do Partido Social Democrata (PSD) às 20:00h.

Aguiar-Branco só fala sobre liderança a partir de sexta-feira

PSD: Candidatura de Passos Coelho reage às 20:30 ao anúncio de Rangel

Marcelo dá como certo avanço de Rangel

Aguiar-Branco e Rangel esperam Conselho Nacional

Etiquetas: ,